Nesta quarta – feira (2) foi divulgado o ranking do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) 2011. A lista é formada por 187 países e o nosso país ocupa a 84° colocação o que o mantém no seleto grupo de nações com desenvolvimento humano elevados, apesar de tantas fraudes e corrupções.
Para melhor entendermos, o IDH considera três dimensões fundamentais para o desenvolvimento humano: o conhecimento, medido por indicadores de educação; a saúde, medida pela longevidade; e o padrão de vida digno, medido pela renda.
Desde a criação do IDH, em 1980, o Brasil registra evolução no índice. Em três décadas, a expectativa de vida do brasileiro aumentou em 11 anos, a média de escolaridade subiu 4,6 anos, mas a expectativa de anos de escolaridade caiu 0,4 ano. No período, a RNB per capita subiu cerca de 40%.
Apesar dos avanços, o IDH 2011 do Brasil está abaixo da média da América Latina (0,731). O desempenho brasileiro está atrás do Chile (0,805), da Argentina (0,797), do Uruguai (0,783), de Cuba (0,776), do México (0,770), do Panamá (0,768), do Peru (0,725) e do Equador (0,720).
Revelo que esta notícia me deixa com dois sentimentos conflitantes, um é a alegria desse avanço importante,que é fruto de muita luta... Não veio por acaso. Mas não me sinto satisfeito, ainda é muito pouco, imagine se o dinheiro destinado a educação, saúde, segurança... “Realmente fosse para onde é destinado e não ouvesse o que vou chamar de
” desvios “... Se os políticos se contentassem apenas com os seus elevados salários e se preocupassem com o que realmente interessa que é o futuro do país e da população...
ESTAMOS PROGREDINDO, MAS AINDA TEMOS MUITO QUE MELHORAR.
Diego Felipe
Com informações do
Escolavirtual1.blogspot.com
3 comentários:
concordo co o texto se os politicos de hoje em dia se preocopasse com os cidadaos de bem ele serião o melhor politico da terra mais como so se preucupam com o dinhero e fazem xom que o brasil diminuo o seu indice
o texto eata plenamente correto,pois o nosso país esta caminhando bem mas ainda falta muito para nóis brasileiros nos sentimos satisfeitos.
Eu concordo plenamenta com o texto, pois o nosso país esta caminhando bem mas ainda falta muita coisa para nóis brasileiros nos sentirmos seguros e com uma qualidade de vida ainda melhor.
thiago.
Postar um comentário