quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Futebol: CBF oficializa volta do Nordestão e pode alterar estaduais


Do Blog do Torcedor

O que antes era apenas um rumor agora se torna oficial. A Copa do Nordeste retorna em 2013. O anúncio foi feito pelo presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Ricardo Teixeira, na manhã desta quinta-feira, no Rio de Janeiro. A competição está marcada para começar em janeiro de 2013 e utilizará 12 datas para definir o campeão.

A fórmula de disputa será diferente da competição sucesso de renda e público em 2001 e 2002. Na primeira fase serão quatro grupos com quatro clubes. Os dois primeiros de cada chave se classificam para as fases finais, disputadas no sistema de mata-mata até ser conhecido o campeão.

Já a distribuição das 16 vagas continua a mesma. Serão três da Bahia, três de Pernambuco e dois de Ceará, Rio Grande do Norte, Sergipe, Alagoas e Paraíba. Os participantes da Copa do Nordeste serão definidos pelas federações. Por consenso, ficou estabelecido que os melhores colocados no estadual serão os escolhidos.


A coordenação técnica da competição ficará por conta da CBF, que vai contar ainda com o apoio logístico das federações estaduais.

MUDANÇA

Com a volta do torneio regional, há uma tendência para que o Campeonato Pernambucano sofra alterações a partir de 2013. Segundo o presidente da Federação Pernambucana de Futebol (FPF), Evandro Carvalho, possivelmente o estadual seria dividido em dois turnos com o primeiro sendo disputado pelas nove equipes que não disputam o Nordestão, enquanto que a segundo seria disputado pelas três equipes que disputaram o regional mais as cinco primeiras da primeira fase. Este segundo turno começaria somente após o Nordestão.

Nenhum comentário: