![]() |
Foto: Luciano S. Abreu |
O Congresso acadêmico multidisciplinar teve este ano vasta programação
A ExpoFACOL teve sua abertura na noite da quarta-feira (09) com uma palestra que contou com a quadra poliesportiva Geraldo Lima da Faculdade Osman Lins-FACOL totalmente lotada por um público que acompanhou a discussão das Perspectivas da Copa do Mundo 2014 para Pernambuco, apresentadas pelo Repórter da Rede Globo – George Guilherme, apresentador de telejornais esportivos Globo Esporte e Esporte Espetacular. O evento é direcionado a estudantes do nível superior e pós-graduandos de diversas áreas, com caráter multidisciplinar, através de exposições, palestras, oficinas, conferências e minicursos, enriquecendo os seus conhecimentos acerca das novas tecnologias que podem ser aplicadas em todos os ramos de atividade.
George Guilherme considera que o Mundo já olha para o Brasil com grande vigilância em decorrência da Copa 2014 e as Olimpíadas 2016. Em virtude deste foco ele explicou a razão da Rede Globo de Televisão firmar um Núcleo de Jornalismo Esportivo exclusivo, onde em Pernambuco é conduzido pelo mesmo.
Reconhecendo que a infraestrutura voltada a Copa do Mundo já deveria estar acontecendo no País, Guilherme comparou várias ações desenvolvidas pela última Copa na África do Sul, as quais podem servir de exemplo para o Brasil.
Um dos aspectos se traduz como manter os Estádios construídos e o que fazer com os ociosos. “Aqui no Brasil não teremos maiores dificuldades, pois as competições dos jogos da Copa estão bem distribuídas regionalmente, inclusive em cidades pólos que já contam no seu cotidiano com o mundo do futebol”, salientou. Destacando que a princípio o único estádio que provavelmente deva ficar ocioso após a Copa seja o de Manaus (AM).
Revelando-se preocupado com o parque Hoteleiro e os Aeroportos brasileiros em razão destes ainda mostrarem-se insuficientes para atender a demanda de estrangeiros, ele mencionou que ainda há uma necessidade urgente de capacitar a mão de obra local. “Esta preocupação aumenta, sobretudo com a região Nordeste. Fomos privilegiados com cerca de 15 jogos em três capitais. É importante alertar o grau de dimensão de oportunidades que as competições podem trazer a médio e em longo prazo para os que estão no Nordeste”, sinalizou.
Criticando o “olho grande” dos investidores africanos que esperavam um público de 600 mil turistas na última Copa, George Guilherme citou que este número não ultrapassou 300 mil. “Foi uma consequência da prática absurda de preços que tornaram simples atividades turísticas inacessíveis e assustou quem demonstrava interesse em viajar para lá”, sentenciou.
Sobre as obras de construção da Cidade da Copa, a Arena em São Lourenço da Mata (RMR), Guilherme apresentou aos presentes o Projeto que considera bom, contudo, procurando imprimir otimismo ele sinalizou que há uma série de perspectivas que a Cidade da Copa possa se tornar no futuro um forte pólo de desenvolvimento econômico, social e de lazer. “Certamente será uma nova cidade em uma região ociosa do Grande Recife”, afirmou. Além de incentivar grandes obras de Mobilidade Urbana que farão o eixo Aeroporto – Metrô – e demais setores da infraestrutura urbana das cidades que estarão no raio de influência da Arena da Copa PE.
A ExpoFACOL seguiu até a sexta-feira (11) com uma ampla programação, Simultaneamente, foram realizadas diversas atividades como: lançamento de livros, publicação de trabalhos acadêmicos, apresentações artísticas, café cultural e muito mais, sob o foco da temática “Conquistando as Novas Potencialidades de Pernambuco”, através de exposições, palestras, oficinas, conferências e minicursos, os participantes poderam ampliar e enriquecer seus conhecimentos sobre as novas tecnologias que podem ser aplicadas em todos os ramos da atividade.
Na quinta-feira (10) tive a oportunidade de participar de um minicurso proferido pelo professor Breno Rocha, com o tema abordado foi a “Ética Profissional e Sociologia Organizacional: o comportamento ético como diferencial competitivo nas corporações contemporâneas”, confesso ter aprendido muito sobre esta modalidade de comportamento para poder por em prática mais um dos ensinamentos que pude adquirir nessa Instituição de Ensino.
Pela noite podemos assistir as conferências: Roberto de Freire Bastos (Procurador do trabalho da 6ª Região, professor de cursos preparatórios para carreiras jurídicas e exame da OAB e autor de diversos livros voltados à seara jus-trabalhista e concursos públicos); João Constantino Gomes Ferreira Neto (Técnico da FUNDAC/Pernambuco); Cássia Albuquerque (Presidente da Associação brasileira de recursos humanos – ABRH/PE). Ela que tem mais de 13 anos de experiência em Consultoria Organizacional e é Especialista em Gestão de Pessoas, ministrou diversos cursos com foco em Desenvolvimento de Liderança e Consultoria em Gestão de Pessoas pelo Senac.
No último dia, sexta-feira (11) passei pelo Teatro Tabocas onde pude presenciar com a platéia que estava presente e lotando o teatro, a brilhante aula do professor Cristiano Dornelas sobre “A gramática e a interpretação textual nos concursos públicos”, o professor mostrou todo seu conhecimento sobre gramática, interpretação de textual, a importância do plural e várias dicas para concursos e vestibulares, encerrei meu ciclo de minicursos com um grau de satisfação muito boa onde pude ampliar e enriquecer meus conhecimentos.
Nas conferências de encerramento tivemos a participação de: Edgar Braz Mendes Nunes (Promotor de justiça e coordenador do Grupo de Atuação Especial de Combate as Organizações Criminosas – GAECO); Sinésio Monteiro de Melo Filho (Responsável pela Gerência Regional de Educação Metropolitana-Norte / Pernambuco); com a palestra: O que as empresas mais valorizam nos executivos? O engenheiro de Produção o Senhor Leonardo de Souza, abordando os seguintes pontos: quais as posições mais demandadas em 2011 no Brasil e em Pernambuco; quais as principais características/competências avaliadas pelas empresas no processo de seleção do executivo; quais as áreas que tendem a tornarem-se ainda mais aquecidas no curto/ médio prazo; Como funciona a dinâmica do processo de seleção de profissionais e o que o executivo deve fazer e evitar fazer durante processo seletivo.
A parte cultural do evento ficou por conta da Banda Amigos Sertanejos e outras atrações, que encerrou com chave de ouro na Praça de Eventos, a partir das 20h30, aberto ao público.
Por: Gilberto Lorena
Aluno de Gestão Ambiental FACOL
Do Blog www.penseverde.org
Nenhum comentário:
Postar um comentário