quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

GIRO DE NOTÍCIAS DO FUTEBOL PERNAMBUCANO

- Futebol de PE: apertura e clausura
- Santa Cruz: para não perder o passo

- Náutico: de olho na liderança
- Sport: Mazola minimiza maus jogos em casa
- Confronto: Serra Talhada x Araripina
imagem: footballpe.blogspot.com
FUTEBOL DE PE: APERTURA E CLAUSURA  -  Do Diário de Pernambuco
Em jogo, o título simbólico do primeiro turno do Pernambucano de 2012. Salgueiro (22 pontos), Náutico (22) e Sport (20) são os únicos na briga pelo status de melhor campanha na primeira metade da competição.

Ao Carcará, basta vencer o Porto nesta quarta-feira, em casa, e segurar a vantagem no saldo de gols sobre o Alvirrubro, atualmente de 2 gols. O Timbu enfrenta o Belo Jardim fora de casa, torcendo por um tropeço dos sertanejos.

Bem atrás no saldo de gols – com 7, contra 12 do Salgueiro e 10 do Náutico -, o Sport vai torcer por tropeços dos dois. Depois, precisará vencer o Central na Ilha, quinta.

Ao campeão, o nome na história. Em 2005, a FPF batizou os dois turnos de Taça Tabocas e Guararapes e Taça Confederação do Equador, respectivamente. Antes, os campeões já recebiam troféus pelas fases, mas sem nome oficial. A medida caiu em desuso em 2010 com a fórmula do turno classificatório.

Os vencedores passaram, então, a erguer taças encomendadas pelas próprias diretorias, como o Central em 2011, no pioneiro turno vencido pela Patativa.



SANTA CRUZ: PARA NÃO PERDER O PASSO  -  Do Diário de Pernambuco
A oferta é de seis pontos. Contudo, Petrolina e Santa Cruz enxergam “12 pontos” em xeque durante as duas próximas rodadas. Respectivos quarto e quinto colocados do Estadual, separados por um tênue pontinho, ambos vão travar a disputa da primeira metade do trunfo às 20h de hoje. Depois das fagulhas em solo sertanejo, sábado é dia de riscar o gramado do Arruda. Com a meta do G4 em vista, o Tigre e a Cobra Coral nunca foram tão rivais.

A primeira fase do campeonato vai chegar à metade, mas o técnico coral Zé Teodoro já quer acelerar o passo. “Faltam apenas 12 rodadas para definirmos a nossa classificação e, agora, temos dois confrontos decisivos. São dois jogos, de doze pontos, e precisamos vencer para retomarmos nosso lugar no G4”, declarou. O discurso do treinador adversário, Pedro Manta, é de equilíbrio, para evitar “oba-oba” similar ao do Serra Talhada, de líder a vice-lanterna. “Prezamos pela regularidade. Manter-se com o mesmo nível e sempre integrar ou beirar o G4. Vamos ser ousados, mas cautelosos, pois estamos à frente de uma grande equipe. É decisão de Copa do Mundo.”

As equipes vivem situações distintas. O Tigre detém a invejável marca de sete jogos de invencibilidade, com quatro vitórias e três empates. Já a Cobra Coral mantém o ritmo da oscilação. Nas últimas sete partidas, três vitórias, dois empates e duas derrotas. Entra em campo maculada após o revés em casa, diante do Sport.

A brecha do Carnaval serviu para fortalecer as equipes. Segundo Zé Teodoro, muitos atletas até pediram para fazer “hora extra” durante os dias de folia. “Aproveitamos bem o período para trabalhar. Os jogadores entenderam a necessidade. Muitos não tiveram a oportunidade de fazer a pré-temporada e não estavam no melhor do condicionamento. Portanto, optei por adiar a viagem e fazer o trabalho aqui.”

Desfalques
O Santa Cruz continua com uma enxurrada de ausências. Uma por suspensão (o zagueiro Everton Sena), quatro por lesão (o goleiro Tiago Cardoso, o lateral direito Eduardo Arroz e os meias Weslley e Natan). Durante o último coletivo, Zé Teodoro realizou duas mudanças em relação ao clássico. Saíram Flávio Caça-Rato e Everton Sena, entraram Léo e Anderson Pedra. Com a entrada de Léo, Carlinhos Bala passou a formar dupla de ataque com Dênis Marques. O Petrolina possui um desfalque confirmado (o volante Daniel Pitbull) e uma dúvida (o zagueiro Lau, ainda contundido). Fábio e Rafael devem assumir as respectivas vagas.



NÁUTICO: DE OLHO NA LIDERANÇA  -  Do Diário de Pernambuco
O Náutico segue sua jornada para recuperar a liderança isolada do Campeonato Pernambucano. Em segundo lugar na tabela, apesar de ter a mesma pontuação que o Salgueiro (22), o Timbu perde no saldo de gols (12 a 10). Enquanto persegue mais uma vitória no Estadual, os alvirrubros ‘secam’ o oponente. Mas sabem, também, que não podem deixar de fazer a parte deles, como vem acontecendo. Nesta quinta-feira, às 21h10, a missão é derrotar o Belo Jardim, no estádio Medonção, Agreste pernambucano.

O Timbu vem passando por um momento turbulento no campeonato, com vários problemas de contusão e suspensão. Escalar a equipe tornou-se um desafio para o técnico Waldemar Lemos, que teve que lançar garotos das divisões de base para compor o time titular e o banco de reservas. Dos males o menor, e o Náutico conseguiu superar essa turbulência com êxito. Após a derrota para o Salgueiro, a equipe se recuperou com duas vitórias contra adversários complicados. Fora de casa contra o Serra Talhada e diante do Central nos Aflitos.

Agora, os problemas para montar um time começam a diminuir e o técnico Waldemar Lemos comemora. Para esta rodada, ele tem os retornos do goleiro Gideão, recuperado de dores musculares na região da virilha, e do lateral-esquerdo Jefferson, que cumpriu suspensão. Continua, porém, sem João Ananias e Elicarlos, que permanecem vetados pelo departamento médico. Como os dois já vinham de fora nas últimas rodadas, desta vez, pelo menos, o treinador pôde manter uma base e ainda reforçá-la.

Para o treinador, o momento acabou sendo oportuno por dar chance a garotos das divisões de base. Seguindo como sempre o estilo “paizão”, Waldemar ressaltou a capacidade dos jovens atletas e fez elogios a jogadores como o lateral-esquerdo Douglas, de apenas 17 anos, acionado pela segunda vez no campeonato na partida passada, contra o Central, e não comprometeu ao substituir o experiente Jefferson. “São jogadores que estamos observando há algum tempo, trabalhando eles. São os casos do Auremir, do Douglas, do João (Ananias). Fico feliz por poder realizar esse tipo de trabalho aqui no Náutico”, disse.



SPORT: MAZOLA MINIMIZA MAUS JOGOS EM CASA -  Do Diário de Pernambuco
Embora sabendo da fraca campanha do Sport dentro da Ilha do Retiro, o técnico Mazola Júnior minimiza o problema das apresentações pouco convicencentes em casa. Fala que está tudo dentro do planejamento do time no Estadual. No entanto, o treinador quer que a equipe rubro-negra faça a melhor apresentação do ano na "jaula", nesta quinta-feira, contra o Central.

"Não tem nada fora do programado. Nas vezes que tropeçamos na Ilha, compesamos com vitórias nos clássicos. A gente só aguarda que chegue a sequência de bons resultados", falou o treinador, lembrando em seguida que o Sport é o melhor visitante da competição. Mazola quer que o primeiro passo seja dado nesta noite: "Espero que façamos amanhã (hoje) a apresentação do ano na Ilha do Retiro".

O comandante aproveitou para comentar a ausência do lateral-esquerdo Renê, vetado com dores no tornozelo esquerdo. Caso não houvesse essa lesão, o treinador poderia repetir a mesma equipe pela primeira vez no Pernambucano. "Felizmente é apenas um jogador que vai ficar de fora. Tirando aqueles jogadores com contusões mais sérias, o departamento médico está ficando vazio. A coisa está começando a entrar nos eixos", afirmou, colocando panos mornos no veto do atleta.



CONFRONTO: SERRA TALHADA X ARARIPINA  -  Do Diário de Pernambuco
O duelo entre Serra Talhada e Araripina coloca frente a frente duas equipes em “desespero”. Afinal, a zona de rebaixamento é o cenário que acompanha os times. Depois de um começo avassalador, o Cangaceiro, que manda o duelo no estádio Nildo Pereira, a partir das 20h, passou a conviver com a zona de rebaixamento.

Hoje, com nove pontos, ocupa a penúltima posição. A equipe azul e amarela também acumulou tropeços. O treinador do Bode, Mirandinha, foi sendo substituído po Adelmo Soares.

Nenhum comentário: