terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

HÁ 120 ANOS NASCIA O PADRE FÉLIX BARRETO





PADRE FÉLIX  PIMENTEL BARRETO

Filho do Cel. Austriclinio Paes Barreto e sua primeira mulher, D. Maria Anunciada Pimentel Barreto, havendo nascido em Palmares em 14 de Fevereiro de 1892.

Sua madrasta D. Isabel Bezerra de Melo Barreto(segunda mulher do Cel. Austriclinio) dizia que não houve interferência ou sugestões mesmo indireta, por parte da família, para ele ser encaminhado à vida eclesiástica.
Foi uma livre escolha, tendência natural e irreversível, que acompanhou desde criança.

Segundo fui informado, os seus brinquedos quando menino, eram todos vinculados à religião, como santuário, capelas, santos de papel, etc.
Terminou seguindo para o Seminário de Olinda, onde recebeu Ordens Sacras em 1916.

PADRE AMÉRICO VASCO
Um ano antes, já estava ele porém ajudando o Pe. Vasco na Paróquia da Vitória de Santo Antão e fundando o “Grêmio Lítero Recreativo Paroquial Vitoriense” que, sob a orientação da Paróquia, agitou a vida social e cultural da cidade.


Paralelamente à vida religiosa, ele também teve vocação para educador, fundando em 1919 um educandário chamado “Gymnasio do Recife” e foi instalado inicialmente à Rua do Hospício n° 423, em um casarão assobradado que pertencia ao empresário Mendo Sampaio e onde funcionou cerca de 10 anos.

Entre os anos de 1929 e 1930, transferiu-se o colégio para a Rua Nunes Machado n° 315, Soledade, onde permaneceu definitivamente.
O corpo docente do colégio era composto pelos melhores professores da cidade, na época e entre outros figuravam.

Drs. Dácio Rabelo, Jorge Cahu, Arlindo Silva, Othan Paraizo, Eládio Ramos, Cândido Duarte, Waldemar de Oliveira, Heitor de Andrade Lima, Wandick  Freitas, Cônego Xavier Pedrosa e André Tavares de Miranda.
Por insistência de amigos, candidatou-se e foi eleito Deputado Estadual.

Muito correto em suas atitudes, afável no trato com as pessoas e prudente quando transmitia os seus pontos de vista, conseguiu se impor entre seus pares, tornando-se Presidente da Assembléia Legislativa, cargo que o levou a assumir mais de uma vez, o Governo do Estado.

Muitas ocasiões se notava nele alguns laivos discretos de vaidade, o que aliás não era  sem razão: um vitoriense simples, ver-se guindado ao elevado cargo de 1° mandatário do Estado.

Na direção do seu educandário, sempre orientado para a religião católica, foi todo tempo sisudo, disciplinador enérgico. Mas por trás daquela capa de circunspecção e gravidade no porte, estava abrigado um grande e bondoso coração.

A ATUAÇÃO DE PADRE FÉLIX BARRETO EM VITÓRIA DE SANTO ANTÃO

O GINÁSIO DA VITÓRIA(INAUGURADO EM 08 DE MARÇO DE 1936 E REINAUGURADO EM 05 DE JULHO DE 1937).



A fundação de um GINÁSIO vinha sendo objeto de cogitações desde 1930, através de artigos e comentários publicados pelo professor JOSÉ ARAGÃO em O LIDADOR.




Em 1936, tendo alugado ao Sr. FRANCISCO TAVARES DE LIMA o sobradão da PRAÇA LEÃO COROADO onde funcionara o HOTEL DOS VIAJANTES, o padre FÉLIX BARRETO realizou os melhoramentos inadiáveis e, como o professor JOSÉ ARAGÃO, que ficou como diretor-executivo instalou o GINÁSIO DA VITÓRIA, inaugurando-o no dia 08 de março, em sessão solene.

Em 1937, com empréstimo obtido no BANCO POPULAR DA VITÓRIA, adquiriu o PADRE FÉLIX BARRETO, o imóvel onde funcionava o GINÁSIO e o remodelou completamente, reinaugurando-o em 05 de julho de 1937.

Dispunha e educandário de 6 salas para aulas, GABINETE DE FÍSICA, QUÍMICA e HISTÓRIA NATURAL, AUDITÓRIO, CAPELA INTERNA, REFEITÓRIO, COZINHA MODERNA, AMPLO SALÃO PARA DORMITÓRIO, ÁREAS para EDUCAÇÃO FÍSICA, e recebia alunos internos e externos.

Sua matrícula, porém, apesar da modicidade dos preços, era diminuta, em virtude do pouco interesse então existente pela instrução e educação.
Além disso, em vez de ajudar financeiramente, com sucede em nossos tempos, aos estabelecimentos de ensino, o governo federal deles cobrava pesada taxa, para autorizá-los a funcionar sob sua inspeção.



Não podendo manter o educandário aberto, pois, além de necessitar da renda para o funcionamento regular, devia o PADRE FÉLIX pagar ao BANCO POPULAR os empréstimos contraídos para reformar o prédio, e havendo atrasado o pagamento da taxa de inspeção federal, viu-se o denodado paladino da instrução obrigado a vendê-lo, e efetivamente o transferiu a o Dr. PELÓPIDAS GALVÃO, em princípios de 1939.

Durante esse ano, funcionou o GINÁSIO sob nova orientação, mas não tendo o novo diretor conseguido equilibrar as finanças, levou para o RECIFE a melhor e maior parte dos equipamentos e lá instalou novo educandário, entregando o restante e o prédio ao PADRE FÉLIX BARRETO, seu proprietário.


PROFESSOR JOSÉ ARAGÃO

Instalado pelos pais dos alunos remanescentes, tentou o PROFESSOR JOSÉ ARAGÃO, para quem também apelara o PADRE FÉLIX, manter o GINÁSIO, reabrindo-o em 1940 e propondo ao MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO uma moratória para o pagamento de 36:000$000 devidos, da taxa de inspeção federal.

Foi durante esse ano, e por causa desse débito, o educandário fechado três vezes por ordem do MINISTÉRIO e só conseguiu reabrir as aulas e chegar ao término do ano letivo pela interferência de pessoas influentes, tendo, afinal, de encerrar melancolicamente sua via crucis em dezembro de 1940, por se recusar o MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO a aceitar a moratória proposta e impor condições de pagamento inaceitáveis.

PROFESSOR ALOÍSIO DE MELO XAVIER
Assim terminou a primeira tentativa feita na VITÓRIA para manter um educandário de ensino médio. Seria omissão imperdoável não lembrar os diligentes e prestimosos colaboradores que teve o GINÁSIO DA VITÓRIA nas pessoas do PROFESSOR ALOÍSIO DE MELO XAVIER (mais tarde um dos seus restauradores e diretor), que dele partiria para altos remígios: do PROFESSOR ANTENOR VIEIRA DE MELO, então muito jovem, vocação perfeita de educador e de cultor das letras, do que daria provas em magníficos trabalhos que escreveu e empreende; do professores FELIX PAIVA, NELSON LINS, PADRES JOSÉ PESSOA, ANTÔNIO ALVES e ARGEMIRO GONÇALVES, todos devotados cooperadores daquele educandário.


Cel. JOSÉ JOAQUIM DA SILVA

Nota: o GINÁSIO DA VITÓRIA é fechado em dezembro de 1940. Em junho de 1945 o Cel. JOSÉ JOAQUIM DA SILVA transformou o prédio  no paço municipal, em 16 de junho de 1945, o prefeito afirmava sua intenção de fazer funcionar novamente o GINÁSIO. Em 13 de outubro decreta o projeto que cria o COLÉGIO 3 DE AGOSTO.


OBS: O PADRE FELIX BARRETO FOI HOMENAGEADO NO GOVERNO DE MANOEL DE HOLANDA QUANDO PREFEITO, ELE DEU O NOME DO SACERDOTE A PRAÇA DO LIVRAMENTO E ERIGIU UM BUSTO EM SUA MEMÓRIA.

FONTE: HISTÓRIA DA VITÓRIA DE SANTO ANTÃO
               LIVRO DO PROFESSOR JOSÉ ARAGÃO
               
               O EDUCADOR PADRE FELIX BARRETO
                LIVRO DE JOSÉ RAFAEL DE MENEZES

POR JOHNNY RETAMERO


10 comentários:

Araripe Alexandre disse...

Padre Felix foi meu Tio Avo, tenho muitas fotos e doc do Padre, gostaria de contribuir, para enriquecer este trabalho.

Anônimo disse...

Caríssimo Alexandre será um grande prazer, contar com sua contribuição. Deixe um email, um face ou msn para a gente se comunicar. Um grande abraço.

Professor Johnny Retamero

Anônimo disse...

Caro Prof. Johnny, parabéns por colaborar com a preservação e divulgação da história de Vitória. Sou o Prof. Haroldo Figueiredo da UFPE de Vitória e iniciei uma pesquisa sobre a história do Colégio Três de Agosto. Gostaria de conversar sobre o assunto. É possível? Meu contato é haroldolaboral@hotmail.com. Grato.

Anônimo disse...

Ola amigos
Ando a procura de parentes na cidade de Palmares, e me deparei com a história do Padre Félix Barreto, que por coincidência nasceu em Palmares. Meu Pai Ismael Felix Barreto, já falecido nasceu em Palmares e teve filhos por lá, que por motivo que desconheço ele veio morar em Florínea SP e casou se com minha mãe tendo três filhos. Ele faleceu a uns tres anos atrás, mas sempre falava sobre a família que deixou em Palmares...
Se alguém puder me ajudar a encontrar a família de meu pai lá, eu agradeço. Não tenho condições financeiras de ajuda-los caso precise, mas tenho um sonho muito grande de conhece-los!!!
Muito Obrigado
Danilo Felix Barreto

Meu facebook é meu nome completo.

Anônimo disse...

Gostaria de saber se tem alguma foto do meu trisavô Manoel Tavares de Lima. Prefeito de Vitória de Santo Antão por volta de 1904.

Um abraço.

kátia paes barreto disse...

Olá,moro em Recife e sou sobrinha do padre Félix Barreto,irmão do meu pai,Mário Paes Barreto,já falecido.Sei que tenho muitos parentes que não conheço,mas quem sabe um dia...

Anônimo disse...

Meu tio,irmão do meu pai. Infelizmente não cheguei a conhecê-lo,mas a família o estimava demais e passava para nós informações de quão grande e importante foi esse homem.

Anônimo disse...

Tenho fotos de sua familia o68 99043628 araripe alexandre

Anônimo disse...

Gostaria de enviar os Doc e fotos caso tenha um fome me passe.araripe alexandre 06899043628Acre.

Anônimo disse...

Katia entre en contato 06899043628