Da Agência Brasil
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imagem: revistafator.com.br |
O
Ministério da Saúde iniciou na TV aberta a segunda parte da campanha de combate
à aids, que começou antes do carnaval. A ideia agora é estimular o folião que
teve relação sexual sem preservativo nos dias da festa do Rei Momo a procurar
uma unidade de saúde para fazer o teste de aids.
No vídeo,
um rapaz encontra um bilhete de uma pessoa com quem teve relação sexual e um
pacote de camisinha, em alusão à possibilidade de a relação ter sido
desprotegida. Ele, então, pede ajuda a um elefante para ir ao local onde pode
fazer o exame de diagnóstico da doença, em referência à crença popular de que o
animal tem boa memória. O filme pode ser visto na página na internet do
Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais do ministério.
Estima-se
que mais de 250 mil brasileiros não sabem que estão infectados pelo vírus HIV,
conforme dados de 2010, do Ministério da Saúde. Em 2012, o governo federal
prevê fazer 3,4 milhões de exames rápidos antiaids, que dão o resultado dentro
de 10 a 15 minutos.
O
público-alvo da campanha é o jovem homossexual de 15 a 24 anos. Dados do
ministério mostram que o número de casos de aids entre gays dessa faixa etária
cresceu 10%. Em 2010, para cada 16 homossexuais com a doença existiam dez
heterossexuais. Em 1998, a relação era 12 para dez respectivamente.
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