domingo, 25 de março de 2012

RUBENS BARRICHELLO ESTREIA NA FÓRMULA INDY

Do JC Online
imagem: band.com.br

Depois de 19 anos consecutivos na Fórmula 1, Rubens Barrichello começa a escrever sua história na Fórmula Indy neste domingo (25/3), a partir das 13h (horário do Recife), quando disputa a etapa de abertura do campeonato, no circuito de rua de São Petersburgo, nos Estados Unidos. Aos 39 anos, o brasileiro pilotará o carro de número 5 da equipe KV, a mesma em que corre o compatriota e amigo Tony Kannan.

Barrichello chega para a sua estreia na Fórmula Indy tendo realizado apenas oito testes com o novo carro. Por isso, diz que as primeiras provas do campeonato lhe servirão de aprendizado e não cria expectativas quanto aos seus resultados.

“Tenho que me acostumar com o novo carro, com as novas regras, com as novas pistas e com a nova competição. Ainda não estou 100% aclimatado, mas fico cada vez mais confortável conforme ganho experiência. Adorei o que vi da minha equipe e dos outros pilotos. Não posso esperar para começar”, afirmou o brasileiro. “Sou abençoado por poder dar prosseguimento a minha carreira”, completou.

No início da semana, antes da viagem para os Estados Unidos, Barrichello conversou com o piloto pernambucano da Fórmula Truck, Beto Monteiro – os dois são amigos pessoais – e lhe confidenciou as dificuldades que vêm enfrentando com o volante do carro da Indy, considerado por ele como “extremamente pesado”.


Nas curvas de alta velocidade, Rubinho disse que era obrigado a fazer “uma força descomunal”. “Ele reclamou muito do volante, dizendo que era excessivamente pesado. O problema é que estava acostumado com o volante hidráulico da Fórmula 1, que é bem mais leve”, contou o recifense.

As diferenças técnicas entre os carros da Fórmula 1 e da Fórmula Indy não param por aí, apesar de ambos terem um visual muito parecido. Para os leigos, até pode parecer bobagem, mas o fato dos pneus terem larguras diferentes ou dos chassis não terem o mesmo peso, por exemplo, interfere e muito na forma do piloto guiar. “É lógico que o Rubinho vai sentir a diferença e precisará de algum tempo para se adaptar, mas ele é um piloto extremamente experiente e isso vai ajudá-lo muito neste momento”, opinou Beto Monteiro.

Para a sorte de Barrichello, a primeira prova da temporada será disputada em um circuito de rua. Pela Fórmula 1, ele já fez inúmeras provas em traçados assim, onde o asfalto é mais abrasivo, enquanto que as curvas são lentas e fechadas. O principal problema, na opinião do próprio Rubinho, virá nas primeiras corridas em circuito oval. A esposa do piloto, Silvana Barrichello, também disse temer o traçado por conta de não haver área de escape e o muro ficar rente à pista.

Outra preocupação de Barrichello neste início de ano é o fato de que terá que se preocupar durante as corridas em poupar combustível, já que na Indy não há reabastecimento e as equipes colocam o etanol na medida certa.

Um comentário:

Anônimo disse...

Boa sorte Rubinho vc é um guerreiro