Do JC Online
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imagem: band.com.br |
Depois de
19 anos consecutivos na Fórmula 1, Rubens Barrichello começa a escrever sua
história na Fórmula Indy neste domingo (25/3), a partir das 13h (horário do
Recife), quando disputa a etapa de abertura do campeonato, no circuito de rua
de São Petersburgo, nos Estados Unidos. Aos 39 anos, o brasileiro pilotará o
carro de número 5 da equipe KV, a mesma em que corre o compatriota e amigo Tony
Kannan.
Barrichello
chega para a sua estreia na Fórmula Indy tendo realizado apenas oito testes com
o novo carro. Por isso, diz que as primeiras provas do campeonato lhe servirão
de aprendizado e não cria expectativas quanto aos seus resultados.
“Tenho que
me acostumar com o novo carro, com as novas regras, com as novas pistas e com a
nova competição. Ainda não estou 100% aclimatado, mas fico cada vez mais
confortável conforme ganho experiência. Adorei o que vi da minha equipe e dos
outros pilotos. Não posso esperar para começar”, afirmou o brasileiro. “Sou
abençoado por poder dar prosseguimento a minha carreira”, completou.
No início
da semana, antes da viagem para os Estados Unidos, Barrichello conversou com o
piloto pernambucano da Fórmula Truck, Beto Monteiro – os dois são amigos pessoais
– e lhe confidenciou as dificuldades que vêm enfrentando com o volante do carro
da Indy, considerado por ele como “extremamente pesado”.
Nas curvas
de alta velocidade, Rubinho disse que era obrigado a fazer “uma força
descomunal”. “Ele reclamou muito do volante, dizendo que era excessivamente
pesado. O problema é que estava acostumado com o volante hidráulico da Fórmula
1, que é bem mais leve”, contou o recifense.
As
diferenças técnicas entre os carros da Fórmula 1 e da Fórmula Indy não param
por aí, apesar de ambos terem um visual muito parecido. Para os leigos, até
pode parecer bobagem, mas o fato dos pneus terem larguras diferentes ou dos
chassis não terem o mesmo peso, por exemplo, interfere e muito na forma do
piloto guiar. “É lógico que o Rubinho vai sentir a diferença e precisará de
algum tempo para se adaptar, mas ele é um piloto extremamente experiente e isso
vai ajudá-lo muito neste momento”, opinou Beto Monteiro.
Para a
sorte de Barrichello, a primeira prova da temporada será disputada em um
circuito de rua. Pela Fórmula 1, ele já fez inúmeras provas em traçados assim,
onde o asfalto é mais abrasivo, enquanto que as curvas são lentas e fechadas. O
principal problema, na opinião do próprio Rubinho, virá nas primeiras corridas
em circuito oval. A esposa do piloto, Silvana Barrichello, também disse temer o
traçado por conta de não haver área de escape e o muro ficar rente à pista.
Outra
preocupação de Barrichello neste início de ano é o fato de que terá que se
preocupar durante as corridas em poupar combustível, já que na Indy não há
reabastecimento e as equipes colocam o etanol na medida certa.
Um comentário:
Boa sorte Rubinho vc é um guerreiro
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