terça-feira, 17 de abril de 2012

GIRO DE NOTÍCIAS:

- Pernambuco é o primeiro estado a receber CPMI que investiga violência contra a mulher
- Presos denunciam cobrança de ''pedágio'' na PAISJ
- Bonecas vestem moda francesa em exposição no Paço Alfândega
- No IMIP, doméstica aguarda mais de 36 horas para retirar feto morto de dentro do ventre


- Escritor paulista fala na Bienal do Livro sobre como descobriu o mundo da literatura dentro da prisão
- Celpe pede um reajuste de 5,61% na conta de luz
- Concurso do Detran tem data de vigência prorrogada
- Zoológico de Dois Irmãos recebe apresentações dos Índios da Tribo Fulni-ô


imagem:surgiu.com.br
PERNAMBUCO É O PRIMEIRO ESTADO A RECEBER CPMI QUE INVESTIGA VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER - Da Rádio Jornal
 A Assembleia Legislativa de Pernambuco sediou na tarde desta segunda-feira (16) uma sessão especial da Comissão Parlamentar Mista Interna, que investiga a violência contra a mulher no Brasil. A CPMI foi criada em 8 de fevereiro na Câmara Federal dos Deputados e está em Recife para analisar a aplicação da Lei Maria da Penha na cidade. Pernambuco é o primeiro Estado a receber a Comissão, por conta do alto índice de homicídios cometidos contra mulheres.


PRESOS DENUNCIAM COBRANÇA DE ''PEDÁGIO'' NA PAISJ - Do JC Online
Presos telefonaram para as redações dos veículos de comunicação locais, na noite desta segunda-feira (16), para denunciar que um grupo de detentos, armados com facões, havia cortado a energia de quatro pavilhões da Penitenciária Agroindustrial São João (PAISJ), em Itamaracá, na Região Metropolitana do Recife, e fazia ameaças aos demais.

Segundo o presidiário, que ligou para o Jornal do Commercio e não quis se identificar com medo de retaliação, os agressores queriam cobrar uma espécie de pedágio para liberar o ir e vir dentro da cadeia.


Ainda segundo o preso, o grupo é liderado por detentos chamados pelos apelidos de Finha, Paulinho e Tatu. A direção da PAISJ, no entanto, negou que estivesse ocorrendo qualquer tipo de problema no interior da unidade. Sobre a falta de energia, foi explicado que um curto-circuito atingiu apenas um pavilhão.




BONECAS VESTEM MODA FRANCESA EM EXPOSIÇÃO NO PAÇO ALFÂNDEGA - Do NE10
A moda francesa, ícone fashion que dita as regras de vestuário, é revisitada em exposição em cartaz no Paço Alfândega. A mostra História do Vestido na França da Idade Média aos anos 50 recriou não só roupas, mas cabelo, acessórios e chapéus utilizados em todas as épocas no Velho Continente.

Quem "veste" a exposição são 13 bonecas de 50 centímetros de altura acompanhadas de painéis informativos sobre o contexto histórico e a moda de cada um desses momentos na França. O evento, promovido pela Aliança Francesa, é baseado em pesquisa da historiadora e designer amazonense Fernanda Gomide e da historiadora e diretora da Aliança Francesa de Manaus, Thérèse Aubreton.

A mostra segue no shopping até o dia 30 de abril, das 10h às 22h (segunda a sábado) e das 12h às 21h (domingos e feriados).




NO IMIP, DOMÉSTICA AGUARDA MAIS DE 36 HORAS PARA RETIRAR FETO MORTO DE DENTRO DO VENTRE - Da Rádio Jornal
Começou no sábado (14) o drama da doméstica Cíntia Custódio Siqueira, 22 anos, que sofreu com o mal atendimento do Instituto Materno Infantil (Imip), bairro dos Coelhos, área Central do Recife. Ela deu entrada na maternidade em avançado estado de risco, mas não tendo o atendimento à tempo, o bebê morreu ainda no ventre da jovem.

Além de ter que suportar a dor de não ter o filho nos braços, Cíntia ainda teve que aguardar a disponibilidade do Instituto para realizar o procedimento de curetagem, que é a raspagem do útero para a retirada do feto já morto. O drama da doméstica durou mais de 36 horas e o feto só foi retirado por volta do meio dia desta segunda-feira (16).




ESCRITOR PAULISTA FALA NA BIENAL DO LIVRO SOBRE COMO DESCOBRIU O MUNDO DA LITERATURA DENTRO DA PRISÃO – Da Agência Brasil
Luiz Alberto Mendes é daqueles escritores que ultrapassam os limites de qualquer gênero literário. “Falam que eu faço parte da literatura marginal ou da literatura do cárcere. Eu faço literatura, sou como qualquer escritor”, disse nesta segunda-feira (16) ao participar da 1ª Bienal Brasil do Livro e da Leitura, em Brasília.

O escritor paulista fez palestra sobre o tema A Literatura e o Cárcere. Ex-presidiário, Mendes contou sobre a sua trajetória literária e educacional dentro da prisão, onde ficou por mais de 30 anos. “O que se aprende nas prisões é a cultura do crime. É uma cultura que impregna e que faz o preso voltar para a cadeia, mesmo que não queira”, declarou.

Envolvido com o crime desde criança, ele destacou que o interesse pelos livros e pela educação só veio quando tinha 23 anos, depois que um amigo o presenteou com vários livros. O hábito de ler e escrever veio aos poucos, depois de um esforço diário. Segundo Mendes, no começo escrevia cartas para a mãe e lia cinco minutos por dia. “Eu percebi, depois que comecei a escrever, que podia confiar na vida. Eu descobri novas culturas, novas possibilidades”.

O escritor criticou a falta de alternativas para que o presidiário quando deixa a prisão possa ser reintegrado na sociedade. “Muitos números são apresentados, mas são poucos os cursos oferecidos na cadeia, principalmente os profissionalizantes. Quando são oferecidos, é de marceneiro ou mecânico, nada além disso”. A Bienal Brasil do Livro e da Leitura está ocorrendo no canteiro central da Esplanada dos Ministérios.




CELPE PEDE UM REAJUSTE DE 5,61% NA CONTA DE LUZ - Do JC Online
A Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) pediu um reajuste à Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) que vai resultar num aumento médio de 5,61% a todos os seus consumidores. Nesta segunda-feira, a distribuidora entregou o pleito de reajuste a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), a qual  definirá o  aumento numa reunião que será realizada no próximo dia 24, em Brasília.


O novo reajuste deve entrar em vigor no dia 30 de abril. Geralmente, o cálculo que diz o preço de energia é muito complexo e envolve vários fatores como: o preço da energia, impostos, reposição da inflação, perdas etc. No cálculo do reajuste, o índice utilizado para repor é o Índice Geral de Preços de Mercado (IGPM) que ficou em 3,23% no acumulado dos últimos 12 meses.

Geralmente, a Aneel estabelece percentuais de aumento diferentes para cada tipo de consumidor, sendo que o  aumento é menor para o cliente residencial e maior para os grandes consumidores de energia, como as indústrias e grandes empreendimentos do comércio.




CONCURSO DO DETRAN TEM DATA DE VIGÊNCIA PRORROGADA - Do JC Online
O Governo de Pernambuco divulgou, na última segunda-feuira (16), uma portaria no Diário Oficial do Estado, referente ao concurso público do Departamento Estadual de Transito (Detran-PE), realizado no ano de 2010. Assinada pelo Secretario de Administração, Ricardo Dantas, e pela diretora Presidente do Detran-PE, Fátima Bezerra, a nota extende o prazo de vigência do preenchimento de vagas por mais dois anos do que o previsto pelo edital.

O concurso público do Detran-PE aconteceu em 25 de abril de 2010 para preencher 100 vagas, sendo 30 para analistas de trânsito e vagas de nível superior e e 70 para assistente de trânsito e profissionais de nível médio. Aproximadamente 45 mil pessoas fizeram o teste para concorrer às vagas, que seriam preenchidas até 2012. Os candidatos devem ficar alerta para possíveis chamadas.




ZOOLÓGICO DE DOIS IRMÃOS RECEBE APRESENTAÇÕES DOS ÍNDIOS DA TRIBO FULNI-Ô - Do NE10
Até o dia 22 deste mês, o zoológico do Parque Dois Irmãos estará recebendo apresentações públicas de 25 integrantes da tribo Fulni-ô, um dos grupos indígenas de Pernambuco que mais preserva as tradições. A programação é uma homenagem ao Dia do Índio, comemorado no dia 19 de abril.

Para assistir as apresentações basta levar 1 kg de alimento não-perecível, exceto sal, ou pagar R$ 1 além do valor do ingresso do parque, que custa R$ 2 por pessoa. O zoológico fica aberto de terça-feira a domingo, das 8h às 16h.

O grupo Fulni-ô conta com crianças, adultos e idosos, que, apesar de falarem português, preferem se comunicar entre si através de sua língua original: o yaathê. Os índios vieram do município de Águas Belas, no Agreste pernambucano, para mostrar sua cultura, danças típicas e cânticos religiosos. As apresentações começaram sexta-feira (13).

Nenhum comentário: