sábado, 12 de maio de 2012

Petrolina recebe evento literário internacional

Do Jornal do Commercio
Muito se debate sobre os problemas da cadeia produtiva do livro no Recife, mas essa situação é mais grave quando se pensa no interior, com cidades que tradicionalmente recebem menos atenção do mercado e da mídia. O Clisertão, Congresso Internacional do Livro, Leitura e Literatura no Sertão, expressa em sua primeira edição o desejo de levar também para outros locais do Estado discussões e eventos literários, promovendo a já existente produção dessas regiões. O congresso acontece no campus da Universidade de Pernambuco de Petrolina e em outros espaços a partir desta segunda-feira (14/5), com uma aula-espetáculo de Ariano Suassuna na abertura.
Em sua primeira edição, o evento homenageia o centenário de nascimento de Cancão – poeta popular da região do Pajeú, que, apesar da pouca escolaridade, fazia uma poesia capaz de evocar, com a mesma habilidade, os mitos gregos e a paisagem do Sertão. Para Wellington Melo, coordenador de Literatura da Secretaria de Cultura de Pernambuco, o Clisertão é um marco para a literatura de Petrolina. “É um evento inédito: trata-se de um congresso internacional, no Sertão de Pernambuco, com duração de uma semana, que vai trazer escritores e pesquisadores para discutir o livro, a leitura e a literatura”, descreve. Os principais convidados são os escritores Luís Serguilha (Portugal) e os professores José Luiz Fiorin e Rei Berroa (República Dominicana).
Um dos intuitos do congresso, segundo ele, é trabalhar com a imagem que se construiu do Sertão. “A proposta é desmitificar o que, em muitos casos, a própria literatura ajudou a formar”, aponta Wellington. Duas mesas, com Raimundo Carrero e Antônio Torres, e com Ronaldo Correia de Brito e a jornalista deste JC Fabiana Moraes, debatem justamente as possibilidades de um novo olhar sobre a região.
Veja os destaques da programação do Clisertão:
Segunda-feira – 14/5
19h - Abertura oficial
20h30 – Aula espetáculo Cultura popular brasileira, com Ariano Suassuna
Terça-feira – 15/5
16h30 – Mesa Sertão: espelho, miragens – O Nordeste mítico e o Nordeste contemporâneo na literatura, com Raimundo Carrero e Antônio Torres (BA)
19h – Conferência Poéticas e línguas de fronteira: des-territorialização, multiplicidade, des-enraizamento, hibridizações e nomadismo, com Luís Serguilha (Portugal)
20h30 – Recital poético com Chico Pedrosa, Luna Vitrolira, Susana Moraes e Felipe Júnior
Quarta-feira – 16/5
20h30 – Aula espetáculo Serra do Teixeira e o nascimento do pássaro poeta– celebração do centenário do poeta Cancão, com Edison Roberto, Marcos Passos, Ésio Rafael e Eduardo Abranttes.
Quinta-feira – 17/5
19h – Conferência Literatura latino-americana, com Rei Berroa (República Dominicana) e Juan Pablo Martín (Espanha)
20h30 – Show de Jessier Quirino
Sexta-feira - 18/5
15h15h – Conferência Linguagem, discurso e poder, com José Luiz Fiorin (USP)
16h30 – Mesa Sertões estrangeiros, com Ronaldo Correia de Brito e Fabiana Moraes
18h15 – Mesa de Glosas com poetas do Pajeú
19h30 – Peça Roliúde, com João Ricardo (RJ), com conversa com Homero Fonseca
Sábado – 19/5
9h – Encontro de escritores do Vale do São Francisco

Nenhum comentário: