Nesta segunda feira, dia 12 de novembro de 1993(portanto há 19 anos)chegava o Fim da linha para o velho Chevette.
Por Alice
Melo
Em 1993 chegava o fim da linha para o velho Chevette. Depois
de ficar no mercado brasileiro por mais de duas décadas, o pequeno e bem
sucedido carro da General Motors do Brasil deixava de ser produzido na fábrica
de São José dos Campos, a 100 quilômetros da capital paulista, para dar lugar
ao popular Corsa, lançado em fevereiro do ano seguinte.
Quando lançado, em abril de 1973, o Chevette era definido
como um carro “moderno, elegante e de bom gosto”, que seguia a tendência
mundial da época: veículos compactos, seguros e espaçosos. Já se passara o
tempo das grandes caminhonetes e dos automóveis bicolores das décadas de 1950 e
1960, que refletiam a tendência ao exagero emanada da ascendente potência
norte-americana.
O Chevette ficou inalterado até 1978, quando foi lançado o
modelo de quatro portas. No final de 1979, também ganhou a versão três portas
Hatch e, em 1980, a versão com motor a álcool. Pequenas mudanças ocorreram nos
anos seguintes, incluindo o lançamento do Chevette Júnior, em 1993.
A exemplo do que aconteceu com o Opala, a rigor o primeiro
carro retirado de produção pela GM brasileira, o Chevette também causou emoção
aos empregados da fábrica de São José dos Campos em seu último dia de
fabricação. Alguns chegaram a chorar e bater palmas para as últimas unidades. O
Chevette não chegava a ser tão querido quanto o clássico besouro da Volkswagen,
o Fusca, mas conseguiu formar uma considerável legião de fãs e colecionadores
que perdura até hoje.
Fonte: http://www.jblog.com.br
Postado por Johnny Retamero
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