Brasília - A empresa de telefonia
Oi terá que pagar uma multa de R$ 34,2 milhões por descumprimento de metas de
qualidade impostas pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) às
operadoras de telefonia móvel.
A pena foi publicada hoje (15) no Diário Oficial
da União, e a empresa não tem mais como recorrer da decisão dentro da Anatel,
mas pode buscar a Justiça.
O superintendente de Serviços
Privados da agência, Bruno Ramos, explicou à Agência Brasil que a multa é
referente ao descumprimento de todos os 12 indicadores de qualidade previstos
no antigo Plano Geral de Metas de Qualidade. Entre os itens estão taxas de
reclamação, chamadas completadas, queda
de ligação, pedidos de informação, atendimento ao usuário e de recuperação de
falhas. Também foi descumprido o índice que trata da taxa de reclamação de
cobertura e de congestionamento de canal de voz.
Segundo Ramos, a Anatel verificou
o descumprimento dos indicadores durante todo o ano de 2009, e a multa foi
aplicada em 2010. A Oi recorreu em 2011, mas o Conselho Diretor da agência
negou o recurso, e a empresa entrou com pedido de reconsideração, que já foi
julgado pela agência. “Essa multa já é transitada em todas as áreas
administrativas, e não tem mais revisão na Anatel, por isso foi publicada
hoje”, disse o superintendente.
A multa foi aplicada pela Anatel
para as prestadoras TNL PCS e Brasil Telecom Celular, ambas do grupo Oi. A Oi
informou, por meio da assessoria de imprensa, que está analisando o teor da
decisão anunciada pela Anatel e acrescenta que irá recorrer.
Agência Brasil

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