sábado, 29 de junho de 2013

Recife abre espaço para carros antigos neste domingo

Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR
O Bairro do Recife estará fechado para os carros neste domingo. Mas nem todos. Os antigos terão acesso para, mais uma vez, fazerem parte da programação cultural do “Recife Antigo do Coração”, ação da Prefeitura que todo último domingo do mês fecha as principais vias de acesso e transforma o bairro numa grande área de lazer.

O Clube do Automóvel Antigo de Pernambuco (Caape), o Clube do Fusca e mais os clubes do Puma e do Opala enviarão seus representantes. “No mês passado, a chuva atrapalhou a nossa exposição, mesmo assim, conseguimos reunir cerca de 20 carros antigos”, diz Paulo Bompastor, vice-presidente do Caape.

A expectativa é que os colecionadores reúnam hoje mais de 40 carros na Avenida Barão do Rio Branco, local onde ficarão concentrados a partir do meio-dia. “O público poderá olhar os carros, conversar com os proprietários e tirar fotos. Será um momento de reviver lembranças”, disse Paulo Bompastor. Segundo ele, a concentração de automóveis antigos costuma chamar atenção do público jovem e mais velho e um excelente programa para toda a família porque a garotada terá a oportunidade de ver como eram os carros do passado. E vira uma atração a mais para o bairro que é considerado hoje um dos grandes polos de recreação da capital pernambucana nos finais de semana.

MEMÓRIA

Os colecionadores de automóveis antigos negociam com a Prefeitura a criação de um museu do carro antigo que teria uma exposição permanente lá mesmo, no Recife Antigo. O Clube do Fusca de Pernambuco vai aproveitar este domingo para comemorar o Dia Mundial do Fusca, celebrado dia 22 passado. “A data caiu muito próxima do feriadão de São João, então marcamos para reunir a turma neste domingo”, explica Julio Valença, presidente do clube que reúne não apenas Fuscas mas Kombi, Variant, Brasília, Karmann-Ghia e qualquer outro veículo com mecânica VW refrigerada a ar.


Para quem vai ao Recife Antigo é bom lembrar que as principais vias de acesso ao bairro estarão interditadas. A dica é deixar o veículo no estacionamento do prédio sede da Prefeitura do Recife e de lá pegar uma das quatro vans que levam o público até as áreas de lazer. Tanto o estacionamento quanto o transporte são gratuitos.

Jornal do Commercio

Nenhum comentário: