sábado, 17 de agosto de 2013

Blog do Magno Martins: coluna do sabadão

Geddel quer Aécio ou Eduardo - Em conflito aberto com a presidente Dilma, o PMDB dá sinais nos últimos dias de que pode sair da base de apoio no Congresso. Tanto na Câmara quanto no Senado a postura dos parlamentares peemedebistas é de rebeldia, contribuindo, assim, para derrotas do Governo.

A maioria dos votos necessários pela aprovação do orçamento impositivo, por exemplo, saiu da bancada do PMDB, irritando profundamente a presidente.

Na Bahia, o secretário-geral da executiva nacional do PMDB, Geddel Vieira, se encarrega de destruir a imagem do Governo petista no Estado.

Carimba o governador Jacques Wagner de incompetente e passou a fazer uma provocação que ganhou amplitude nacional: nas inserções comerciais de TV, durante o horário da propaganda eleitoral, aponta Eduardo Campos, em Pernambuco, e Aécio Neves, em Minas Gerais, como exemplos de bons gestores.

No caso de Pernambuco, Geddel cita o programa Pacto pela Vida, que reduziu a violência, para mostrar que a Bahia patina, sem um projeto seguro e eficaz para enfrentar essa chaga social. Geddel não age sem o sinal verde da executiva nacional.

Prestigiado e influente dentro do partido, o líder baiano é uma das vozes mais ativas no partido em favor do rompimento com o PT, levando o PMDB para uma aliança com Aécio ou Eduardo.

Mas antes de pregar esse rompimento brusco e com vistas ao palanque presidencial de 2014, Geddel deveria entregar o cargo de vice-presidente da CEF.

RENOVAÇÃO TUCANA – A tônica do discurso do presidente estadual do PSDB, Sérgio Guerra, ontem, na abertura do encontro regional de Caruaru, foi em cima da renovação dos quadros do partido na eleição proporcional. “Vamos dar força a quem está engajado no nosso projeto de renovação e vitalidade do partido”, disse o líder tucano, que saiu satisfeito com o nível do debate observado na plenária da capital do forró.

A CULPA É DE ISALTINO– O Governo do Estado deixou um tapete a PE-320, que liga São José do Egito a Serra Talhada, mas esqueceu de fazer a sinalização horizontal, o que está resultando em graves acidentes, colocando em risco a vida da população. Cobrado, o secretário de Transportes, Isaltino Nascimento, só faz prometer, mas não cumpre a palavra.



REFORÇO NO AGRESTE– Na passagem, ontem, por Caruaru, o presidente estadual do PSDB, Sérgio Guerra, almoçou com o engenheiro Kiko Beltrão, ex-aliado histórico do ex-prefeito José Queiroz na brigada pedetista. E o convidou a ingressar na legenda tucana para disputar um mandato de deputado federal nas eleições do ano que vem. Kiko ficou bem balançado!

COM AÉCIO – O DEM está caminhando para mais um a aliança com o PSDB em torno da candidatura de Aécio Neves ao Planalto em 2014. Pelo menos foi o que sinalizou, ontem, claramente, o presidente da legenda, José Agripino Maia (RN). Em contato com o senador mineiro, Agripino garantiu ontem que não há hipótese de apoiar Serra, se este se candidatar pelo PPS.

PEGOU MAL– Repercutiu muito mal no Araripe a postura do deputado Raimundo Pimentel (PSB) contrária ao voto aberto na Assembleia Legislativa. Defensor do voto secreto para algumas votações, como a cassação de mandato, Pimentel atribuiu sua posição também a questiúnculas locais em Araripina, sua principal base. Ninguém entendeu a vinculação.



CURTAS

MAIS APOIO – O prefeito de Carnaíba, José Mário Cassiano (PSB), anunciou, ontem, apoio ao seminário “Revolução digital, como os pernambucanos se informam hoje”, que será realizado em Afogados da Ingazeira no próximo dia 29, numa promoção deste blog. Será às 19 horas, no auditório do Fórum, com a participação de boa parte dos 17 prefeitos do Pajeú.

MAIS REPROVADOS – Pesquisas internas que chegam as mãos do governador apontam que não existe um só prefeito bem avaliado na Região Metropolitana. O campeão em rejeição é Renildo Calheiros (PCdoB), de Olinda, seguido pelo tucano Elias Gomes, de Jaboatão, e Júnior Matuto, de Paulista.

PERGUNTAR NÃO OFENDE: Mendonça Filho segue a orientação do DEM em apoio a Aécio ou se alia à candidatura de Eduardo?


'De que serviria o preço na mão do tolo para comprar sabedoria, visto que não tem entendimento?' (Provérbios 17:16)

Nenhum comentário: