sábado, 17 de agosto de 2013

Tempos do modo indicativo

Olá, pessoal! Tendo em vista que muitas organizadoras costumam abordar o assunto de tempos e modos verbais, vamos comentar um pouco hoje sobre o “indicativo”. Esse modo exprime certeza tanto na expressão de ação, quanto na de estado, e ainda de fenômenos naturais. Dentro deste contexto, podem aparecer seis formas verbais: uma de presente, três de passado e duas de futuro.


Tendo como base o quadro acima, responda a esta questão. Mudando os tempos dos verbos em “Viro-me e me vejo de novo no meu apartamento” para o pretérito perfeito, tem-se: 

a) Virava-me e me vi de novo no meu apartamento. 

b) Virei-me e me vi de novo no meu apartamento. 

c) Virei-me e me via de novo no meu apartamento. 

d) Virara-me e me vira de novo no meu apartamento. 

e) Virava-me e me via de novo no meu apartamento. 

De acordo com nossa tabela, viro é presente. Virei, passado perfeito; vejo é presente. Vi, passado perfeito. Logo a resposta correta para essa questão está na letra B: Virei-me e me vi de novo no meu apartamento.


 Blog dos Concursos


Nenhum comentário: