terça-feira, 13 de agosto de 2013

Em busca do passe livre, estudantes realizam ato na Assembleia Legislativa

Grupo de cerca de 100 estudantes secundaristas se posicionaram em frente ao prédio das AlepeEdward Pena
Exigindo seriedade e mais transparência nas ações que envolvem o transporte público em Pernambuco, estudantes realizaram um novo ato, na tarde desta terça-feira (13), na área central do Recife. 

O grupo, formado por cerca de 100 pessoas, se concentrou em frente à antiga Escola de Engenharia, na rua do Hospício, de onde seguiu em caminhada até a Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), localizada na rua da Aurora. 

O objetivo foi a entrega de uma pauta de reivindicações, alimentando a discussão sobre  a implantação do chamado passe-livre, medida que prevê a tarifa gratuita para estudantes e trabalhadores desempregados. Uma comitiva foi recebida pelos deputados Rodrigo Novaes e Teresa Leitão, que se comprometeram  em estudar o projeto e discuti-lo com a sociedade.


Ainda dentro do movimento, outro grupo se aglomerou,mais cedo, em frente à Câmara Municipal do Recife, próximo ao parque Treze de Maio. No local estava programado o anúncio de uma Comissão Parlamentar de Inquérito, batizada de CPI do Transporte. Contrariando os ânimos, o presidente da casa, Vicente André Gomes, descartou a possibilidade da instalação. 

De acordo com o vereador socialista, o requerimento apresentado é “vazio” e não traz um fato para ser investigado. Os estudantes tentaram, mais uma vez, adentrar nas instalações do prédio, como havia ocorrido na última quinta-feira (08), porém, desta vez os estudantes foram impedidos pelo efetivo da Guarda Municipal.

A ação no Recife fez parte de uma mobilização nacional, contando com o apoio de diversos coletivos e segmentos estudantis. A União dos Estudantes de Pernambuco (UEP) coordenou o ato, que provocou pequenas retenções no fluxo de veículos dos principais corredores do centro. 

Com um pleito bastante amplo, os manifestantes também buscaram a ampliação do número de vagas nas universidades e institutos federais, a capacitação de profissionais do ensino técnico e ainda a criação de um plano estadual de assistência estudantil, entre vários outros pontos. A Polícia Militar acompanhou o ato, que seguiu em natureza pacífica.

Apesar do não avanço da CPI, os parlamentares se comprometeram com a criação de uma comissão de vereadores para estudar e debater o passe livre na Cidade, assim como a investigação de possíveis denúncias, que seriam encaminhadas para o Ministério Público e Governo do Estado.


Folha de Pernambuco

Nenhum comentário: