Brasília - O carteiro Francisco
Ramos dos Santos, de 35 anos, trabalha entregando cartas e encomendas há dez
anos. Há alguns meses, ele usa um aparelho celular com acesso à internet móvel
(smartphone) para atualizar todas as informações sobre a entrega de encomendas
que faz durante o dia. Com isso, os
usuários poderão ter informações mais precisas sobre o status do seu pedido.
“Os usuários vão receber mais
rápido, em tempo real. No momento da entrega, a pessoa já está sabendo a hora
em que foi feita”, diz o carteiro.
Cerca de 2 mil profissionais de
todo o país já estão utilizando smartphones para atualizar em tempo real as
informações sobre a entrega de encomendas. Na primeira fase, os equipamentos
são usados para o serviço Sedex 10, mas a previsão é que a ferramenta seja
utilizada para os demais serviços de entrega registrada.
Com o uso do aplicativo pelo
carteiro, o cliente tem informações na internet no exato momento em que a
entrega ocorre. Atualmente, essa atualização só é feita ao fim do dia, quando o
carteiro retorna para a central de entrega. A mudança também deverá gerar
economia de papel, já que a lista de entregas do dia será disponibilizada no
próprio smartphone.
A nova tecnologia também agiliza
o trabalho. Ramos diz que antes levava cerca de 40 minutos para fazer a
prestação de contas da entrega das encomendas, processo que agora leva um
minuto.
“Antigamente, a gente chegava
aqui nos Correios, tinha que aguardar em uma fila para fazer uma prestação de
contas. Alguém organizava a fila, pegava de um em um e ia dando baixa manualmente.
Hoje não, a gente chega, a gente mesmo dá baixa e não precisa de ajuda de
ninguém”, explica.
Os smartphones utilizados pelos
carteiros têm um mecanismo de segurança que bloqueia remotamente seu
funcionamento em caso de furto ou roubo. Os carteiros receberam um treinamento
para usar os equipamentos. Mas, na avaliação de Santos, não foi difícil
aprender. “Foi muito fácil, não tem segredo não”.
Os carteiros estão usando o
sistema nos 14 estados onde o Sedex 10 está disponível: Goiás, Rio Grande do Sul,
Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Pernambuco,
Piauí, Bahia, Mato Grosso do Sul, Ceará e Espírito Santo, além do Distrito
Federal. A segunda fase do projeto, em processo de contratação, prevê a
utilização da ferramenta para os demais serviços de entrega sob registro.
Os serviços de telefonia celular
(voz e dados) e aparelhos de smartphones em sistema de comodato foram
contratados por meio de pregão eletrônico. A previsão dos Correios é investir
R$ 3 milhões até o fim do ano com a implantação de sistemas, a compra de
softwares e tecnologia da informação e o treinamento de funcionários.
Agência Brasil
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