sábado, 9 de novembro de 2013

Blog do Magno Martins: coluna do sabadão

ABSURDO É DEIXAR ROUBAR - Na passagem, ontem, pelo Rio Grande do Sul, a presidente Dilma reclamou da decisão do Tribunal de Contas da União de recomendar ao Congresso a suspensão imediata de sete obras em andamento com recursos do PAC.

Quarta-feira passada, o TCU mandou relatório ao parlamento identificando superfaturamento em todos os projetos apontados, com indícios graves de irregularidades. Constam na relação às ferrovias Norte e Sul, Leste e Oeste, o esgotamento sanitário de Alagoas e as obras de controle de enchentes em Teresina.

Tem ainda a Vila Olímpica em Parnaíba, a ponte sobre o Rio Araguaia e a pavimentação da BR-448, no Rio Grande do Sul. Em Pernambuco, entrou apenas a refinaria Abreu e Lima, cujos indícios de falcatruas começam a partir das obras de terraplanagem.

Ao invés de bater de frente com o TCU, Dilma deveria elogiar o trabalho de investigação dos ministros daquela corte, porque o que está em jogo é o desperdício de dinheiro público por quadrilhas.

No Brasil, existe uma cultura perversa de desvios de recursos em praticamente todos os projetos e obras, que iniciam com um determinado custo e acabam custando 10 vezes mais. O caso mais simbólico é o da Transposição do rio São Francisco, inicialmente estimada em R$ 4,5 bilhões, mas já orçada em R$ 8 bilhões.

O Brasil continua sendo o País do desperdício, da roubalheira, dos espertalhões. “É um absurdo paralisar obras”, protestou Dilma. Absurdo, presidenta, neste caso, é deixar roubar.

DOIS BICUDOS - Depois que Marina caiu nos braços de Eduardo, o candidato tucano ao Planalto, Aécio Neves, azedou a relação com o governador pernambucano e o que se ouve em Brasília que o acordo que eles selaram, num jantar no Recife, foi para o espaço. Os tucanos tentam espalhar versões na mídia de que Marina está infernizando a vida de Eduardo, criando muitos dramas para o PSB.


INTERFERÊNCIAS SOCIALISTAS - A corrente do senador Humberto Costa, que apoia a candidatura de Bruno Ribeiro a presidente estadual do PT, apura denúncias de interferências do Governo estadual em pelo menos dois colégios eleitorais, para beneficiar a concorrente Teresa Leitão: Caruaru e Paulista.


CHANCES DE ESCAPAR - Se Oscar Barreto, que responde a processo de expulsão do PT no Conselho de Ética, for reeleito presidente do diretório do Recife nas eleições do PED amanhã, as chances de escapar da degola aumentam bastante. “Eles vão insistir na expulsão de um líder ratificado dentro do partido numa eleição democrática? Tenho impressão que não”, diz o deputado Fernando Ferro.

PÉ NA ESTRADA - O senador Armando Monteiro Neto volta ao Pajeú em giro que está programado para a próxima semana, devendo passar por vários municípios, entre eles Afogados da Ingazeira, etapa da próxima inauguração da adutora do Pajeú com a presença da presidente Dilma. Cobra que não anda não engole sapo.

VASSOURADA NO SERTÃO - Em Orocó, no São Francisco, o prefeito Dedi do PT demitiu, sumariamente, cinco dos oito secretários municipais sem dar nenhum tipo de satisfação. Afastada da pasta de Educação, a ex-secretária Maria Aparecida Alves, apontada pelo prefeito como uma das mais qualificadas, diz que o aliado está mais perdido do que cego em tiroteio.

CURTAS

MENSALÃO - O julgamento do mensalão será retomado na próxima quarta-feira com a votação dos embargos infringentes. “Acho que em dois dias vamos encerrar isso”, previu o ministro do STF, Gilmar Mendes. As prisões dos réus também serão discutidas na próxima semana.

EM QUEDA - Pesquisa do IBGE apontou Pernambuco, ontem, com queda de 8,2% na sua produção industrial. No terceiro mês consecutivo em queda na produção, Pernambuco acumula uma redução de 12,1%. A produção industrial cresceu, no entanto, em 14 Estados pesquisados em setembro.

PERGUNTAR NÃO OFENDE: O PT vai juntar os cacos depois da eleição de amanhã?


'As palavras do mexeriqueiro são como doces bocados; elas descem ao íntimo do ventre'. (Provérbios 18-18)

Nenhum comentário: