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| Ponte Duarte Coelho faz parte do novo trajeto. Foto: Ricardo Fernandes/DP/D.A Press |
As pontes Duarte Coelho, Boa
Vista e Seis de Março (Ponte Velha) terão sua altura ampliada caso seja
aprovada a proposta de expansão do projeto de navegabilidade do Rio Capibaribe.
A suspensão das três pontes será necessária para viabilizar a passagem de
embarcações e possibilitar a criação de novas estações de embarque e
desembarque que ligarão o Bairro do Recife a Boa Viagem, através da Rota Sul,
que ainda depende da liberação de verbas para se concretizar - a implantação
das rotas Oeste e Norte já está em andamento e não requer modificação na altura
de pontes.
O projeto da nova rota está
orçado em R$ 202 milhões, dos quais R$ 30 milhões seriam usados nas obras das
pontes. “A expectativa é de que as verbas sejam liberadas ainda em dezembro,
durante visita da presidente Dilma Rousseff a Pernambuco”, afirmou o secretário
das Cidades de Pernambuco, Danilo Cabral. Como ainda será elaborado um projeto
executivo, não é possível dizer, neste momento, quantos metros de altura as
pontes ganhariam após a operação.
A Rota Sul, com 8 km de extensão,
teria inicialmente duas estações (Bairro do Recife e Boa Viagem), com
possibilidade de duplicação. A mudança
na altura de cada ponte, que custaria R$ 10 milhões, seria feita por por meio
de uma técnica chamada macaqueamento, na qual macacos hidráulicos são
instalados entre os pilares e a superestrutura da ponte (parte trafegável) para
alteração dos elementos construtivos. “Os macacos aplicam uma força sobre a
ponte. Essa é uma operação complexa, que requer estudos do processo construtivo
do equipamento e que faz necessária a interdição”, explicou o professor de
engenharia civil da Unicap, Romilde Almeida.
Segundo ele, os pilares de pontes
modernas já são projetados com dispositivos que possibilitam a suspensão.
Apesar de complexa, a intervenção não muda as características dos equipamentos.
“Acreditamos que será importante para o Recife a integração do Centro ao
sistema de navegabilidade. Levamos a proposta para o secretário-executivo de
mobilidade e o coordenador do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e
eles se mostraram receptivos”, afirmou o secretário Danilo Cabral, que garantiu
a contratação imediata das empresas para elaboração do projeto-executivo de
elevação das três pontes, caso o recurso federal seja liberado no próximo mês.
Duas rotas
O atual projeto de navegabilidade
em execução tem custo estimado em R$ 293,6 milhões e prevê sete estações de
embarque e desembarque, sendo cinco no trecho Oeste e duas no trecho Norte. A
previsão de conclusão é junho de 2014.
Diario de Pernambuco

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