sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

Cuide bem do ar-condicionado do carro

É importante fazer revisões ao menos uma vez por ano. Desleixo pode danificar equipamento e causar problemas de saúde

É verão em Pernambuco. O trânsito está complicado, o calor escaldante e você, motorista, ainda tem de ficar com as janelas abertas porque o ar-condicionado do carro não dá conta do recado. Para piorar, além da má eficiência do equipamento, o cheiro vindo dele não é agradável. Pois é, a hora da revisão passou. 

Se você nunca vivenciou algo assim, certamente já viu alguém na situação, que acontece quando o ar-condicionado está sujo ou quando há vazamento no gás do sistema de refrigeração. Nessa época de muito calor, a procura por serviços do tipo aumenta até 60%.

Assim como acontece com o ar-condicionado de nossas casas, manter o do carro em dia exige revisões periódicas e cuidados. “Com pequenos hábitos o motorista pode evitar maiores problemas. Um deles é sempre limpar e aspirar o tapete do veículo, pois o ar da cabine do carro se renova a todo instante e, se o tapete estiver sujo, a poeira vai junto”, explica Severino Saburido, dono da oficina especializada Arauto Biu.

Para quem roda muito, a cada seis meses é fundamental fazer uma revisão. Já quem dirige menos deve realizá-la ao menos uma vez por ano. A revisão mais simples inclui a troca do filtro da cabine (também conhecido como filtro antipólen) e higienização do sistema. O preço do serviço sai entre R$ 120 e R$ 200 para carros populares e demora cerca de 40 minutos.

A função do filtro de cabine é semelhante à do filtro do motor. Porém, no primeiro, em vez de o principal beneficiado ser o propulsor, quem ganha com o bom funcionamento é o motorista, que fica livre de poeira, bactérias e fungos causadores de mau cheiro e doenças respiratórias. Nos carros que não utilizam o filtro de cabine, a revisão deve ser feita a cada 18 meses.

Uma dica para saber se é preciso antecipar a revisão do sistema de ar-condicionado é prestar atenção ao fluxo de ar nos difusores do painel, se está contínuo ou com interrupções. Outra é ficar de olho na potência do ventilador. Se o motorista está acostumado com uma determinada força no “vento 1”, por exemplo, e de repente precisa passar para o “vento 2” para ter o efeito desejado, é indício de mau funcionamento.

Dependendo do caso, se o sistema estiver bastante afetado, deve-se retirar o painel para lavar uma peça chamada núcleo do evaporador. Aí o preço sobe e o serviço demora até oito horas. “Para limpar a caixa evaporadora tem de desmontar o painel do carro. O custo final sai entre R$ 300 e R$ 450”, diz Edvaldo Langarine, gerente da loja 18 graus. Os mecânicos de refrigeração ouvidos pela reportagem alertam para outro defeito: a pressão de gás do ar-condicionado. Quando o automóvel está sem gelar, é quase certo que o problema está no vazamento de gás. Para saber se essa é a causa, basta fazer um teste rápido em lojas especializadas.

Jornal do Commercio

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