terça-feira, 11 de março de 2014

Do blog do Magno Martins: Coluna da terça-feira

EDUCAÇÃO NUNCA FOI PRIORIDADE - O sucateamento de um punhado de escolas mostrado em reportagem do programa Fantástico só chocou os que não conhecem ou fazem de conta a triste realidade da Educação no País. Do Oiapoque ao Chuí, a situação em muitos recantos mal cuidados não foge a regra do que foi mostrado.

E não precisa se deter apenas em regiões miseráveis do Norte e Nordeste. Estados ricos e poderosos como São Paulo, Rio e Minas também têm escolas funcionando em garagens, sem teto, sem carteiras, muitas até sem professores. O culpado disso tudo é o Governo, que nunca deu à Educação o tratamento merecido.

A reportagem pecou, igualmente, por não explicar que a maioria das unidades de ensino filmadas é de responsabilidade das prefeituras. Como isso não ficou muito claro quem pagou o pato foram os governadores.

No caso de Pernambuco, particularmente, Eduardo usou o seu Facebook ontem para esclarecer que o Estado não tinha responsabilidade sobre as escolas focadas em Jaboatão, Lagoa Grande e Petrolina.

Há quem levante suspeita de que a reportagem, em horário nobre, num domingo, tenha tido direcionado político, mas não acredito. Estranho, entretanto, que o bombardeio tenta sido em cima de Estados não governados pelo PT e que situações semelhantes, em unidades mais ricas da Federação e igualmente descomprometidas com uma educação de qualidade, tenham sido ignoradas.

De qualquer forma, a sociedade tem que cobrar batendo na porta dos responsáveis. O prefeito de Jaboatão, Elias Gomes (PSDB), é um dos que não podem alegar que o município não dispõe de recursos para proporcionar aos alunos da rede pública uma escola decente.

Afinal, nos festejos de fim de ano, se deu ao luxo de patrocinar um show da cantora Cláudia Leite de quase meio milhão de reais. Isso, sim, é não saber priorizar o dinheiro público.

ACORDO MANTIDO – Na condição de novo presidente estadual do PSDB, o deputado Bruno Araújo cuida de preservar a manutenção do acerto do ex-presidente tucano Sérgio Guerra com o PSB, em apoio à candidatura do secretário Paulo Câmara a governador. Para isso, conta em Brasília com o aval e a solidariedade irrestrita do comando do partido, a começar pelo pré-candidato a presidente, Aécio Neves.


O TROCO DE IZAIAS 
Aliado de Armando Monteiro, candidato a governador pelo bloco da oposição, o prefeito de Garanhuns, Izaias Régis (PTB), está em Brasília desde ontem e não vai mandar ninguém representá-lo na visita oficial do governador ao município na próxima quinta-feira. “Como o cerimonial nos ignorou, não vou nem mandarei ninguém da minha equipe”, afirmou.

ESTADO CULPADO – Em entrevista ao Frente a Frente de ontem, o prefeito de Garanhuns aproveitou para denunciar que a violência voltou a aumentar no município e na região porque o Governo não aumenta o contingenciamento policial nem dá condições para o trabalho de prevenção e repressão. “Garanhuns está alarmada com a falta de policiamento”, reclamou.

O SUBSTITUTO - Se o senador Armando Monteiro requerer licença para se dedicar exclusivamente à campanha eleitoral a partir de junho, mês das convenções, quem assume a sua vaga no Senado é o empresário Douglas Cintra, também do PTB, ligado ao prefeito de Caruaru, José Queiroz. De Armando, Douglas recebeu a missão de coordenar sua campanha em Caruaru.

A MISSIONÁRIA -O PP fez pesquisas e constatou que a pré-candidata a governadora, Micheli Collins, aparece melhor situada quando é tratada como missionária, devido ao grande universo do eleitorado evangélico. Diante disso, todas as peças da sua pré-campanha serão produzidas apresentando-a como missionária.
CURTAS

SÓ INTRIGA – O prefeito do Recife, Geraldo Júlio, acha que tem um segmento do PT difundindo a versão de que o nome de Dona Lindu, mãe de Lula, seria retirado do parque da Zona Sul, para criar um clima de animosidade do governador e ele com o ex-presidente. “Reginaldo Rossi será homenageado no viaduto Quatro Pontas”, diz.

SEM CHAPA – Deputados estaduais do PT estão preocupados com a falta de cauda na coligação que está sendo discutida na eleição proporcional no bloco da oposição. Acham que apenas a presença dos atuais deputados do PTB muita gente pode não emplacar a reeleição.

PERGUNTAR NÃO OFENDE: Se o PMDB romper com Dilma se abraça com Aécio ou Eduardo?


'Quando te assentares a comer com um governador, atenta bem para o que é posto diante de ti'. (Provérbios 23-1)

Nenhum comentário: