quinta-feira, 19 de junho de 2014

Do blog do Magno Martins: Coluna da quinta-feira


   Um novo Nordestino:
Na primeira visita ao Nordeste depois de ter sua candidatura a presidente homologada em convenção, o tucano Aécio Neves anunciou, ontem, em Pernambuco, terra do seu concorrente Eduardo Campos, um projeto para revolucionar a infraestrutura da Região.
  “Até o final de julho vou apresentar um projeto chamado Novo Nordeste, que promoverá um choque de infraestrutura na região e terá enorme impacto sócia. É preciso ter um projeto que trate de forma diferente aqueles que são diferentes. Os mais humildes”, pregou o senador mineiro.
A forma e o conteúdo não foram detalhados pelo candidato do PSDB, mas os gargalos da infraestrutura do Nordeste passam por estradas de melhor qualidade, telecomunicações, investimentos em saneamento e habitação e, principalmente, água.
   Para Aécio, o Nordeste se transformou num cemitério de obras inacabadas, com destaque para um projeto estruturador da economia, a ferrovia Transnordestina, e a Transposição do São Francisco.
   Em rede nacional de tevê e rádio, Aécio foi o primeiro político de oposição a denunciar a paralisação da Transposição, mostrando, inclusive, defeitos nas obras de engenharia. Mesmo assim, ele inclui a sua conclusão no projeto Novo Nordeste, que passa, segundo ele, pela criação de políticas fiscais diferenciadas com o Sudeste.
  “Alguém que tenha a responsabilidade de disputar a Presidência da República tem que ter uma palavra muito clara para o Nordeste, e em especial para Pernambuco. Esta é a primeira viagem que eu faço como candidato oficializado pelo meu partido”, disse, para acrescentar:
  “E Pernambuco, por toda sua relevância, pelo seu papel histórico no desenvolvimento do país, e hoje tem um papel extremamente relevante no desenvolvimento também do país, mas em especial do Nordeste, merece um capítulo especial nas nossas discussões”.
   A BOLSA ESCOLA– A presidenta Dilma Rousseff anunciou, ontem, a segunda etapa do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), que vai ofertar 12 milhões de vagas em 220 cursos técnicos de nível médio e em 646 cursos de qualificação, a partir de 2015. A meta da primeira etapa do programa, criado em 2011, é oferecer 8 milhões de matrículas até 2014.
   Caruaru no Senado– Ao transferir a convenção que homologa a sua candidatura a governador do Recife para Caruaru, no próximo dia 29, Armando Monteiro fez um gesto, igualmente, para prestigiar o seu suplente Douglas Cintra, empresário daquela região, que assume a vaga no Senado durante a sua licença para a campanha no dia 15 de julho.
Vai para Aécio?– Aécio Neves (MG) afirmou que, em um eventual segundo turno entre o PT e o PSDB na eleição presidencial, é 'natural' que o eleitorado de Eduardo Campos migre para a postulação tucana. De acordo com Aécio, apesar de serem de chapas diferentes, tanto a candidatura de Eduardo quanto a sua são 'convergentes' quando o assunto é o 'combate ao governo que está aí'.
  Exclusão social- Eduardo e Marina visitaram, ontem, o centro cultural da Mangueira e um prédio federal abandonado que foi invadido por famílias pobres. 'Ali se vê o traço da exclusão social e dos preconceitos', disse o candidato do PSB ao Planalto em discurso para moradores da comunidade. 'Para vencer isso, é preciso limpar a política no Brasil e as pessoas do bem tem que usar sua indignação para enfrentar o descaso com o Brasil real”, acrescentou.
   Sob suspeita– O líder do PT no Senado, Humberto Costa, quer que o ministro do Tribunal de Contas da União, o pernambucano José Jorge, seja afastado da relatoria que fiscaliza os custos da compra da refinaria de Pasadena (EUA) pela Petrobras. “Esse sujeito é suspeito, foi ministro de FHC e está enrolado em uma operação de troca de ativos de uma empresa ibero-argentina”, disse.
CURTAS
  QUER BRIGA– A vereadora Marília Arraes, da bancada do PSB na Câmara do Recife, criou, ontem, uma nova polêmica ao admitir que possa não votar no seu primo, o ex-governador Eduardo Campos, para presidente da República.
  TRANSPARÊNCIA- O prefeito de Salgueiro, Marcones Libório (PSB), apresentou, ontem, oficialmente, o Portal da Transparência da Prefeitura, no auditório da Câmara de Dirigentes Lojistas. Entre os presentes, o presidente da OAB no município, Péricles Soares.
Perguntar não ofende: Quem será o vice de Aécio Neves?
'O que lavrar a sua terra virá a fartar-se de pão, mas o que segue a ociosos se fartará de pobreza'. (Provérbios 28-19)

Um comentário:

Anônimo disse...

... Nao se esqueça de que, toda vez que sentir a brisa em seu rosto, serei eu, voltando para beijá-lo... Poderia ter sido bem diferente do que foi o final...