segunda-feira, 30 de junho de 2014

Do blog do Magno Martins: Coluna da segunda-feira

EDUARDO SALVA A LAVOURA - A morna e desanimada convenção do PSB, sábado passado, em Brasília, realizada três horas antes do jogo do Brasil contra o Chile, foi salva pelo discurso do candidato do partido ao Palácio do Planalto, Eduardo Campos.

Enquanto Marina se perdeu, sem conseguir passar a emoção da sua fala em Recife, na convenção de Paulo Câmara, Eduardo mostrou segurança em cima de um pronunciamento duro, onde não faltaram ataques indiretos a Dilma e Aécio.

'Vamos acabar com a política rasteira do medo, da difamação, de que, no nosso governo, vamos acabar com Bolsa Família. Vamos acabar é com a corrupção, com o fisiologismo, com o patrimonialismo. Nosso governo vai manter estabilidade da moeda, o Prouni, o Minha Casa, Minha Vida', disse o candidato do PSB.

Repetindo estratégia que adotou nos últimos meses, Eduardo disparou uma série de críticas à política econômica do governo Dilma. Sob os olhares de militantes e dirigentes do PSB, afirmou que o País vive uma queda na produção industrial e um aumento progressivo da inflação.

Prometeu que, se eleito, irá colocar a inflação no centro da meta e vai acelerar o crescimento da economia. “Vamos inverter a equação. Vamos retomar o crescimento sustentável da economia. Vamos botar a inflação para baixo e o crescimento para cima. Vamos fazer isso retomando a confiança do Brasil no Brasil e a confiança do mundo no Brasil”, declarou. 

Além disso, o candidato do PSB prometeu, publicamente, que, se vencer a eleição de outubro, fará a reforma tributária no primeiro ano de governo. Também disse que não aumentará impostos ao longo de um eventual mandato à frente do Palácio do Planalto.

Aproveitando a crise na Petrobras, que motivou a criação de duas CPIs no Congresso Nacional, o ex-governador afirmou que “salvará” a estatal do petróleo e acabará com o que classificou de “crise energética”. De olho nas queixas constantes de prefeitos e governadores, prometeu “consertar a quebradeira' que, de acordo com ele, 'Dilma levou ao pacto federativo brasileiro”.

“Os municípios estão de joelho, mendigando favores”, observou. Aliado a quatro legendas na corrida pelo Planalto, Eduardo afirmou que não aceitará partidos “sanguessuga” ao seu lado. Sem mencionar diretamente o governo Dilma, o candidato do PSB criticou a troca no comando do Ministério dos Transportes para garantir o apoio do PR na eleição de outubro.

“Vamos articular uma governabilidade ficha limpa. Vamos unir as melhores pessoas e partidos que estejam dispostos a somar honestamente forças pelo Brasil. Precisamos e vamos romper a velha política, reforçada nos últimos dias pela dança de ministérios”, prometeu.

“Conosco vai acabar essa história de suga-suga. Tem gente que acha isso bonito. Isso é inaceitável. O povo trabalhador é cumpridor de deveres exige respeito. Vamos desgrudar esses sanguessugas dos cofres públicos”.

LULA NO VÍDEO - Antes dos discursos de Eduardo e Marina na convenção do PSB foi exibido um vídeo institucional destacando a trajetória de Eduardo pelas mãos do avô, o ex-governador Miguel Arraes, além dos 20 milhões de votos de Marina na eleição passada. A peça publicitária enfatizou a gestão de Eduardo em Pernambuco e sua passagem pelo Ministério da Ciência e Tecnologia, mostrando uma imagem dele ao lado do ex-presidente Lula.


POSTE ILUMINADO - No momento em que Roberto Freire, na condição de presidente do PPS, discursava na convenção do PSB em Brasília e apontava Dilma como um poste de Lula, a esposa do prefeito Geraldo Júlio, do Recife, Cristina Melo, sapecou da plateia: “Meu marido também era acusado de ser um poste, mas virou um poste que brilha e tem luz”.



ENTRAR DUDU - Em dia do jogo do Brasil contra o Chile, até o bordão com o xingamento a presidente Dilma ganhou nova versão na convenção do PSB, em Brasília: “Ei, Dilma! Sai para entrar Dudu”. Já o jingle embalado pelos convencionais, em ritmo de samba-rap, puxava o refrão em cima da “coragem para mudar o Brasil, eu vou com Eduardo e Marina”.

A COMIDA DE MARINA - Em seu discurso, Marina fez a plateia rir quando gracejou dizendo que “a maior crise” da aliança PSB-Rede ocorreu quando um assessor serviu a Eduardo, por engano, o prato com a refeição dela. “Ai ele disse: eu discuto tudo, coloco o que você quiser no programa, mas comer a comida de Marina nunca”. Em tempo, Marina segue uma dieta especial, muito restrita.

CARUARU NO SENADO - A convenção do PTB-PT que homologou, ontem, a candidatura de Armando a governador, no Palladium, em Caruaru, superou as expectativas dos organizadores, teve muita animação e emoção. Serviu ainda para um filho da terra, o empresário Douglas Cintra, suplente de senador, assumir a cadeira no Senado com a licença de Armando por 90 dias.

CURTAS

PALESTRA – O conselheiro do Tribunal de Contas do Estado, Ranilson Ramos, fez uma longa explanação no congresso estadual de vereadores em Caruaru, sexta-feira passada, sobre o papel fiscalizador do vereador na aplicação de verbas públicas. Saiu de lá aplaudidíssimo.

LARGADA - Presente à convenção nacional do PSB em Brasília, Paulo Câmara, candidato do partido a governador em Pernambuco, estava emocionado. “Este ato é o começo de uma caminhada importante para o futuro do Brasil. Pernambuco está orgulhoso”, disse.

PERGUNTAR NÃO OFENDE: Sai hoje, finalmente, o vice de Aécio?

'Não te glories na presença do rei, nem te ponhas no lugar dos grandes'. (Provérbios 25-6)

Nenhum comentário: