sexta-feira, 11 de julho de 2014

Do blog do Magno Martins: Coluna da sexta-feira

TRAIÇÃO EM PETROLINA - O vice-prefeito de Petrolina, Guilherme Coelho (PSDB), deu um golpe, ontem, no prefeito Júlio Lóssio (PMDB), que retirou licença para tratamento de saúde por 60 dias. Contrariando o velho aliado, não assumiu a Prefeitura, abrindo uma janela para a oposição chegar ao poder.

Nas condições atuais, sua eleição para deputado federal, razão pela qual sustentou seu discurso para não substituir Lóssio, é algo quase impossível devido à competitividade dentro do chapão da Frente Popular, do qual faz parte o seu partido, o PSDB.

Há muito, Lóssio e Guilherme estavam distanciados, quase que rompidos, mas vinham convivendo num faz de conta. A enfermidade que pegou Lóssio de calças curtas, num momento de definição do processo estadual, ao invés de reaproximá-lo do grupo de Osvaldo Coelho, pai de Guilherme, o distanciou ainda mais.

Osvaldo, segundo este blogueiro apurou, fez uma enorme pressão para Guilherme não assumir, alegando que para o seu grupo seria melhor, já que havia fechado com a candidatura de Paulo Câmara (PSB) para governador e, inesperadamente, Fernando Bezerra Coelho, com quem não se bicava há muito tempo, para senador.

A esta altura, no leito do hospital, Lóssio deve estar extremamente desapontado com a decisão de Guilherme. Afinal, a sua renúncia ao poder, pelo menos interinamente por dois meses, devolve à oposição o direito de governar o município sem passar pelo processo democrático do voto na urna.

COMÍCIOS  – O candidato da Frente Popular ao Governo do Estado, Paulo Câmara, dá o start, amanhã, dos chamados comícios regionais. O primeiro está marcado para às 15 horas em Araripina, no Sertão do Araripe, e o segundo, às 19 horas, em Afogados da Ingazeira. Antes, ao meio dia, inaugura o comitê central de campanha no Recife, localizado em Parnamirim.

OBRA INACABADA – Em nota, a Compesa admite a paralisação das obras de conclusão do sistema de abastecimento de água em Belém do São Francisco alegando a necessidade de uma nova licitação. O problema é que a população encara a burocracia como o abandono da obra, já que nem o prefeito acredita na conclusão do projeto.

ENGARRAFAMENTO AÉREO – Números oficiais da Copa apontam que 14,2 milhões de passageiros passaram pelos 21 aeroportos que servem as cidades sedes até terça-feira passada. Nas Fans Zones, transitaram 230 mil pessoas. O dia com maior movimentação de aeronaves foi na véspera da semifinal entre Argentina e Holanda, no aeroporto de Guarulhos. O número chegou a 821, o que dá uma média de um pouso ou decolagem a cada 1,7 minuto.

DO LADO DE QUEM? – Candidato ao Senado em aliança com o PSDB, o deputado estadual Paulo Bornhausen (PSB), de Santa Catarina, esteve no lançamento da chapa Eduardo Campos-Marina Silva em abril, em Brasília. Ontem, no Rio, pousou para fotos ao lado do tucano Aécio Neves, e do ex-presidente Fernando Henrique, em reunião sobre a campanha do PSDB em Santa Catarina, informa Ilimar Franco.

CUMPRIU A ESCRITA – Antes de decidir entre assumir a Prefeitura de Petrolina e disputar uma vaga na Câmara dos Deputados, o vice-prefeito Guilherme Coelho conversou, ontem, com uma penca de gente da Frente Popular, sendo aconselhado a assumir o rompimento com o prefeito Júlio Lóssio, que está hospitalizado. Na entrevista, Coelho confirmou o que prometeu aos socialistas, não assumindo, mas negou o rompimento.

CURTAS

GESTÃO PÚBLICA – Tribunas de Contas de quatro Estados nordestinos têm encontro, hoje, no Recife, com o presidente do Tribunal de Contas da União, Augusto Nardes, para discutir uma pauta comum sobre questões relacionadas à gestão pública na região.

FIRME – A nota da Compesa afirmando que não há falta de água em Belém do São Francisco irritou a população. O vereador Vandinho Macula (PTB) confirmou que falta água o dia inteiro nas torneiras porque a estatal não concluiu as obras de ampliação do sistema de abastecimento.

PERGUNTAR NÃO OFENDE: Marina acompanha Eduardo amanhã pelo Sertão?

'O justo se informa da causa dos pobres, mas o ímpio nem sequer toma conhecimento'. (Provérbios 29-7)

Nenhum comentário: