terça-feira, 15 de julho de 2014

Do blog do Magno Martins: Coluna da terça-feira

QUEM SAI NO LUCRO? - Politicamente e eleitoralmente, quem saiu no lucro com a Copa do Mundo no Brasil, um sucesso, diga-se de passagem, embora a seleção tenha uma tremenda decepção? Para chegar próximo a este questionamento, a primeira pesquisa do instituto Datafolha após o término da Copa medirá quem ganhou ou perdeu com o Mundial.

O questionário, que será aplicado a 5.468 entrevistados hoje e amanhã, questiona a opinião do eleitor sobre qual candidato à Presidência da República foi o mais beneficiado ou mais prejudicado com o evento.

A presidente Dilma Rousseff, que defendeu o lema da #CopaDasCopas, foi vaiada por duas vezes no estádio, na abertura e no encerramento da competição, mas carrega o bônus de o evento ter ocorrido sem grandes problemas.

Ela é criticada pelos presidenciáveis Aécio Neves (PSDB) e Eduardo Campos (PSB) por, segundo eles, se aproveitar do tema politicamente.

Os dois também foram críticos e previram dificuldades para a organização do evento. A pesquisa eleitoral, que será divulgada na próxima quarta-feira 16, também quer saber dos brasileiros se a derrota da Seleção Brasileira para a Alemanha, por 7 a 1, foi 'justa' ou 'injusta'.

O questionário aborda ainda o desempenho do técnico Luiz Felipe Scolari ao longo da campanha no Mundial, pergunta se o treinador deveria ser mantido ou demitido do cargo e se seu substituto deveria ser brasileiro ou estrangeiro.

O instituto volta a medir o humor do eleitorado brasileiro após a eliminação do Brasil nas semifinais. Algumas perguntas feitas no início de julho, quando a Seleção Brasileira ainda participava da competição, e havia esperança de ser campeã, são repetidas agora.

Por exemplo, se a Copa do Mundo trouxe mais benefícios ou prejuízos para o Brasil e se o eleitor sente mais vergonha ou orgulho de ser brasileiro.

O levantamento é por demais oportuno e pode desvendar, definitivamente, as previsões de marqueteiros, cientistas políticos e analistas, que muitas vezes chutam sem nenhuma referência científica.

BARRADOS – A Procuradoria Regional Eleitoral do Rio informou, ontem, que impugnou a candidatura do vereador César Maia (DEM), ex-prefeito da capital, e candidato ao Senado na chapa do governador Luiz Fernando Pezão (PMDB), postulante à reeleição. Outras 34 candidaturas foram barradas pela Justiça. Como a ação precisa ser julgada no TRE e no TSE, os nomes dos políticos serão mantidos nas urnas.


IMPUGNAÇÃO NO SERTÃO
á no Sertão do Pajeú, o Ministério Público Federal pediu ao Tribunal Superior Eleitoral a impugnação da candidatura do ex-prefeito de Carnaíba, Anchieta Patriota (PSB), por julgar uma conta dele com irregularidade insanável. Em nota, ele disse que não teme a ação na justiça eleitoral. O ex-prefeito quer tentar uma vaga na Alepe.




SEM MEDO – O deputado Raimundo Pimentel reagiu com bom humor ao discurso de Eduardo, de que um aliado em Araripina, que havia debandado para Armando, já estava de volta. 'Nem em Araripina eu estava, mas visitando lideranças na região que estão perdendo o medo e se preparando para apoiar Armando', disse.

PRIMEIRO DEBATE – Foi um sucesso o jantar-debate que o Grupo Lide de Pernambuco, sob o comando do empresário Drayton Nejaim Filho, promoveu, ontem, em Boa Viagem, com o candidato do PSB a governador, Paulo Câmara. No próximo dia 28 será a vez do senador Armando Monteiro, candidato da Frente de Oposição. Seis jornalistas, entre os quais este blogueiro, participaram do evento.

MOSTRANDO A CARA – A partir do próximo sábado, quando promove uma caminhada na feira de Caruaru, o governador João Lyra Neto (PSB) passa a dedicar todos os fins de semana à agenda da campanha do candidato da Frente Popular a governador, Paulo Câmara. É uma resposta aos que já estavam insinuando que, por não ter sido escolhido o candidato, faria corpo mole.

CURTAS

COMITÊ – Candidato a deputado federal pelo PSB, o ex-secretário da Casa Civil, Tadeu Alencar, inaugura amanhã o seu comitê do Recife às 14 horas. Fica localizado na Rua Amélia, 621, nas Graças. O ato contará com a presença dos majoritários da Frente Popular.

ILUMINAÇÃO – O prefeito de Paulista, Júnior Matuto (PSB), faz um verdadeiro mutirão, a partir de hoje, para transformar a PE-22 numa das mais bem iluminadas da RMR. A substituição das lâmpadas começa nas imediações do bairro Engenho Maranguape.

PERGUNTAR NÃO OFENDE: Teremos uma campanha de baixo nível em Pernambuco?

'Se fores sábio, para ti serás sábio; e, se fores escarnecedor, só tu o suportarás'. (Provérbios 9-12)

Nenhum comentário: