sábado, 5 de julho de 2014

Do blog do Magno Martins: Coluna do sabadão

PALANQUES FORTALECEM DILMA - A contar pelas costuras de palanques estaduais nos cinco maiores colégios eleitorais do País, a presidente Dilma Rousseff (PT) conseguiu construir o maior número de alianças. Das 17 principais candidaturas colocadas nos Estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Bahia e Rio Grande do Sul, nove delas estão no campo governista.

Somados, esses cinco estados detêm mais da metade do eleitorado brasileiro (53,5%). Somente nos três maiores Estados do Sudeste - São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro – o campo governista conseguiu costurar sete candidaturas aos governos locais, quatro no Rio de Janeiro, duas em São Paulo e uma em Minas Gerais.

Já o candidato tucano, Aécio Neves, tem cinco candidaturas que defenderão seu nome nos cinco maiores estados do país, sendo que, em São Paulo, o tucano terá que dividir o palanque para a reeleição do atual governador do Estado, Geraldo Alckmin, com o socialista Eduardo Campos.

Dilma, por sua vez, terá que dividir palanques no Rio de Janeiro. Ao oferecer a vaga para a disputa ao Senado para o deputado Romário (PSB), o petista Lindbergh Farias, candidato ao Governo do Estado, também cede palanque para Eduardo. Já o atual governador Luiz Fernando Pezão (PMDB), que disputará a reeleição, cederá palanque para Aécio e Dilma.

Pelo visto, a salada eleitoral nos Estados é um complicador, um jogo difícil de ser compreendido pelo eleitorado, que a esta altura não sabe distinguir até onde PT e PSDB, que polarizam a disputa presidencial, são diferentes se em alguns Estados conseguem se unir e praticar o mesmo discurso.

MAL NO SUDESTE – O maior desafio para a presidente Dilma é melhorar seu desempenho nos três maiores colégios eleitorais do País – São Paulo, Minas e Rio. É na região Sudeste que detém o menor percentual – 28% ante 55% no Nordeste. Nas eleições passadas, aliás, ela perdeu no Sudeste para Serra, mas conseguiu reverter o jogo com os votos do Nordeste, onde impôs uma frente superior a 10 milhões de votos sobre o tucano.

O GARUPEIRO – O acesso à Arena do Castelão, ontem, em Fortaleza, foi muito precário. Muita gente foi a pé num sol escaldante de 38 graus. O deputado Mendonça Filho (DEM) postou nas redes sociais uma foto indo para o estádio na garupa de uma bicicleta.


DOBRADINHA DO FORRÓ – Em Caruaru, a deputada estadual Raquel Lyra (PSB) ainda não fechou a dobradinha em apoio a um deputado federal. Enquanto isso, Laura Gomes (PSB), sua principal concorrente na base governista, se entendeu com Wolney Queiroz, que tende a ser o mais votado no município, por ser o único a emplacar o discurso de candidato da terra.

EM ARCOVERDE – Com a chegada em Arcoverde, numa parceria com a Prefeitura, o programa Pernambuco Conduz, voltado para atender pessoas deficientes com vans adaptadas para o transporte seguro e confortável, passa a atender 26 municípios em todo o Estado. Trata-se de uma ação da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, através da Superintendência de Apoio à Pessoa com Deficiência.

CIDADE SIMBÓLICA – O candidato do PSB a governador, Paulo Câmara, escolheu, simbolicamente, a cidade sertaneja de Santa Filomena para dar amanhã o start da sua campanha. Até 2006, quando Eduardo foi eleito governador, Santa Filomena era uma das 11 cidades que não tinham qualquer acesso pavimentado. “Vou mostrar que os municípios têm o mesmo direito”, diz o socialista.

 CURTAS

NA BRASÍLIA – Já o candidato a governador pelo PTB, Armando Neto, inicia sua campanha de rua, amanhã, com uma caminhada em Brasília Teimosa, bairro simbólico pelas lutas sociais e mudanças promovidas pelo Governo petista com o fim das palafitas na era Lula.

EXU NO FEM – Só agora o prefeito de Exu, Léo Saraiva (PTB), assinou o termo de adesão ao FEM – Fundo Estadual de Apoio ao Desenvolvimento Municipal. Ao município será repassado R$ 1,2 milhão para recuperação e conclusão da Vila Olímpica e pavimentação de quatro ruas.

PERGUNTAR NÃO OFENDE: Que seleção maravilhosa é esta que só passa no sufoco?


'Na casa do justo há um grande tesouro, mas nos ganhos do ímpio há perturbação'. (Provérbios 15-6)

Nenhum comentário: