sexta-feira, 29 de agosto de 2014

Dia Nacional de Combate ao Fumo apela pelo direto dos não-fumantes


Celebrado todos os anos no dia 29 de agosto, o Dia Nacional de Combate ao Fumo, criado pela Lei Federal nº 7.488 de 1986, foi concebido com o objetivo de reforçar as ações nacionais de sensibilização e mobilização da população em todo o país para os danos à saúde e também nos âmbitos sociais, políticos e ambientais causados pelo tabaco. Os males provocados pelo tabagismo já são bastante difundidos há um bom tempo e as políticas de conscientização nos últimos anos no País atingiram um desempenho satisfatório no que diz respeito à difusão de informações para a população sobre os prejuízos provocados.

No Brasil, 33,1% da população é fumante e consome, atualmente, 26% a mais cigarros por ano do que em 1980. Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), apontam que, no mundo inteiro, o tabagismo provoca cerca de seis milhões de mortes por ano e é um dos principais fatores para epidemias de doenças não-contagiosas, como derrames, câncer, ataques cardíacos, e enfisemas, além de outras patologias relacionadas ao fumo tais como hipertensão arterial, trombose vascular, osteoporose, catarata, aneurismas arteriais, úlceras do aparelho digestivo, impotência sexual no homem, menopausa precoce, complicações na gravidez e até mesmo infertilidade na mulher. De acordo com estatísticas da Fundação Mundial do Pulmão, o vício causou aproximadamente 100 milhões de mortes no século XX e a previsão é de que cerca de um bilhão de pessoas sejam vítimas do mesmo mal no século XXI.

Este ano, contudo, o tema é voltado para a preservação dos não-fumantes: "Quem não fuma não é obrigado a fumar". A temática segue a linha do artigo 8º da Convenção-Quadro para o Controle do Tabaco, tratado internacional que recebeu o aval do Congresso Nacional em 2005 e tem por objetivo promover a Lei Federal nº 9294 de 1996, que proíbe o fumo em recintos fechados. A alta taxa de mortalidade entre os fumantes passivos (o Instituto Nacional do Câncer - INCA, estima que, no Brasil, sete pessoas morrem todos os dias em fatores decorrentes do fumo passivo), aliada a um volume cada vez maior de informações à disposição da população e dos poderes públicos sobre os malefícios do cigarro a todos, direta ou indiretamente, tem estimulado a criação de leis estaduais e municipais que apresentem avanços no combate ao fumo em locais fechados. O grande desafio, nesse caso, é fortalecer e propagar as políticas públicas que promovam ambientes totalmente livres da fumaça.



A data é marcada por ações governamentais, da iniciativa privada e de organizações não governamentais em todo o País em busca de atividades de conscientização, orientação e mutirões que visam combater a ameaça causada pelo consumo do tabaco. O Hospital Memorial Jaboatão (HMJ), por exemplo, oferece nesta sexta-feira (29), exames de saúde gratuitos na Estação Jaboatão do metrô, entre as 8h e 12h. No local, o público poderá verificar com uma equipe de enfermagem do HMJ, a taxa de açúcar no sangue (glicemia) e também aferir a pressão arterial, bem como tirar dúvidas e receber folders informativos sobre os malefícios e os efeitos do tabagismo.

A sexta-feira de combate ao fumo continua em Suape, na Sede da Concessionária Rota do Atlântico, a partir das 8h com a palestra “O fumo e outros males, como prevenir?”, ministrada pelo Dr. Fabian Morais. Entre as diretrizes do encontro, estão orientações sobre os malefícios do tabagismo e dicas de como inserir novos hábitos no dia a dia para que o cigarro seja esquecido, contribuindo com a redução de danos causados. Na palestra, o público participa de uma dinâmica na qual o médico ensina um "passo a passo" de como largar o vício através do consumo de outros produtos, porém saudáveis e que transmitam prazer, com o objetivo de "transferir" o desejo.

A Prefeitura do Recife (PCR), através da Secretaria de Saúde do Recife, por meio da Gerência de Saúde Mental, Álcool e outras Drogas, promove ainda, em parceria com o Sesc-PE, o XI Fórum de Tabagismo na unidade do Sesc Santo Amaro entre as 9h e as 17h. Ações descentralizadas também ocorrem nos Distritos Sanitários do município, onde serão discutidos temas sobre o tabagismo e seu tratamento e a abordagem psico-clínica com o psiquiatra José Henrique Fialho Júnior e a médica clínica Maria Cristina Melo Montenegro, além de profissionais da equipe do Programa de Agentes Comunitários (PACs) João de Barros, que abordarão as consequências do uso do tabaco, dos agentes redutores de danos do Consultório de Rua do Recife, além de profissionais do CAPS-AD Luiz Cerqueira.

O Fórum é aberto ao público, mas é necessário se inscrever previamente, enviando e-mail para o endereço eletrônico mdiogenes@sescpe.com.br e levar 1kg de alimento não perecível no dia do evento. Também estão marcadas atividades educativas e rodas de conversas sobre o risco da exposição à fumaça do cigarro para os usuários dos serviços do CAPS AD Eulampio Cordeiro, no bairro Zumbi, CAPS AD José Lucena, na Imbiribeira, e CAPS AD Vicente Araújo, no Torreão.


Do Portal Folha PE

Nenhum comentário: