segunda-feira, 22 de setembro de 2014

Dia Mundial Sem Carro alerta para abuso no uso de automóvel e indica alternativas

Expedito Lima/Folha de Pernambuco
Já pensou em realizar todas as atividades do cotidiano utilizando o transporte público, caminhando ou de bicicleta? Esta é a proposta do Dia Mundial Sem Carro, comemorado nesta segunda-feira (22), com ações que propõem mobilização e conscientização sobre os impactos e a falta de mobilidade nos grandes centros urbanos, como o Recife e a sua Região Metropolitana. O dia tem como objetivo principal uma mudança de cultura. Para isso, uma bicicletada será realizada, com a concentração às 18h30, na praça do Derby, com destino a ser decidido na hora, pelos participantes.

“É uma crítica ao estilo de ida das pessoas. O carro está endo utilizado para percursos que poderiam ser feitos a é ou com modais menos impactantes. O Dia Mundial Sem Carro representa isso, a divulgação dessas ideias massivamente”, afirmou um dos integrantes do grupo Massa Crítica Recife, Lourenço Brandão. Antecipando o dia, o grupo ocupou duas vagas - que seriam disponíveis para carro - com a intervenção conhecida como “Vaga Viva”. “O objetivo é usar uma ou duas vagas de carro, que são espaços públicos privatizados pelos automóveis, para transformar num espaço de convívio”, concluiu Brandão.

Para o professor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e mestre em Engenharia Civil, Maurício Pina, a opção do automóvel passa por uma questão cultural. “As pessoas têm na cabeça que todo e qualquer deslocamento deve ser realizado de automóvel. Isso acontece por comodismo e receio de sair nas ruas”, explicou. Para ele, é preciso realizar um trabalho de conscientização demonstrando que a alternativa do transporte individual não é viável. “Se cada um buscar a sua própria solução, estaremos longe de resolver o problema. As ruas estão aí para mostrar isso”, disse Pina.

O especialista destacou os investimentos e avanços realizados na mobilidade, como a implantação de faixas exclusivas para ônibus. “A implantação dos corredores é um primeiro passo para isso. Tivemos um avanço na quantidade de corredores com prioridade para ônibus. Temos 1.360 km de vias exclusivas para ônibus, quando, há um ano havia pouco mais de 30 km. Devagar vamos alcançando esse padrão de mobilidade”, salientou.

Contudo, apesar de uma mudança de postura do poder público, o caminho a ser percorrido parece longo. O transporte público está longe de ser uma alternativa que atraia os usuários, seja pela comodidade, conforto e eficiência. Para Maurício Pina, a melhora do sistema de transporte coletivo pode aumentar a busca dos passageiros, reduzindo, por consequência, os usuários de carro. “Além da deficiência do transporte público ainda existe a relação de que o automóvel é uma alternativa que concebe poder, status prestígio. Ainda há uma mística muito grande por trás d automóvel”, completou.


Da Folha de Pernambuco

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