sexta-feira, 12 de setembro de 2014

Do blog do Magno Martins: Coluna da sexta-feira

PESQUISAS DISCREPANTES - Embora tenham ido a campo na mesma semana, as pesquisas do Datafolha e Nassau trouxeram números díspares em relação à sucessão estadual e a corrida para o Senado. Enquanto na primeira para governador Paulo Câmara (PSB) ultrapassa Armando seis pontos percentuais (39% a 33%), na segunda o socialista tem 33% contra 31% do trabalhista, configurando empate técnico.

As diferenças maiores foram observadas para o Senado. Na Nassau, João Paulo (PT) e Fernando Bezerra (PSB) estão separados por apenas quatro pontos – 29% a 25%. No Datafolha, essa distância favorável ao petista se elastece para nove pontos, o que, convenhamos, representa uma diferença razoável.

Quem está certo, então? Para um dos coordenadores da Nassau, o professor e consultor Maurício Romão, a questão é de metodologia. De qualquer forma, a briga para o Senado promete grandes emoções. Na medida em que Câmara se distanciar de Armando, Fernando naturalmente tende a ser beneficiado.

Há um dado na Nassau que pode pesar a favor de Fernando: Câmara já teria aberto uma vantagem de 20 pontos sobre Armando na Região Metropolitana, que concentra 42% do eleitorado do Estado.

É justamente na RMR onde está a maior concentração de eleitores de João Paulo, pelo fato dele ter sido prefeito do Recife por dois mandatos e com a sua força eleito o sucessor, no caso o ex-prefeito João da Costa.

Se Câmara conseguir puxar esse eleitorado para o seu companheiro de chapa, as chances da Frente Popular eleger governador e senador aumentam. Para João Paulo, existe o componente Dilma e Lula.

Como a presidente está reagindo nas pesquisas, já ganhando de Marina no primeiro turno e empatando no segundo, isso evidentemente ajuda João, como também se reflete de forma positiva para o candidato a governador, Armando Neto.

Não há mais, levando-se em conta a diferença já reduzida de João para Fernando, chances de uma eleição separada do Senado para o Governo do Estado. O pleito tende a ser casado e, pelo jeito, com muitas emoções.

VANTAGEM – Na pesquisa do Instituto Maurício de Nassau, que apontou um empate técnico entre Armando Monteiro (PTB) e Paulo Câmara (PSB), o socialista já abriu na RMR uma frente de 20 pontos percentuais sobre o trabalhista, que ainda tem uma melhor performance no Interior, especialmente no Agreste e Sertão. Na Zona da Mata, entretanto, se configura empate técnico.

VAI PEGAR FOGO! – Ao ingressar com uma representação, ontem, no Ministério Público Eleitoral, contra o adversário Paulo Câmara (PSB), para explicar o uso do avião da tragédia de Eduardo em Santos (SP) numa viagem na condição de candidato, o trabalhista Armando Monteiro Neto botou, literalmente, fogo na campanha.

CADEIRA VAZIA – O candidato do PSB, Paulo Câmara, não confirmou sua participação no debate de hoje entre os postulantes ao Governo do Estado em Caruaru promovido pela Rádio Cultura do Nordeste. Sua ausência, marcada pelas imagens da cadeira vazia, será mais um combustível para os adversários na campanha. Armando, que estará presente ao lado de José Gomes (PSOL), deve detonar a fuga do adversário.

CAUTELA – As pesquisas do Datafolha e do Vox Populi divulgadas ontem mostram que a retumbante delação premiada do ex-diretor da Petrobras, Paulo Roberto Costa, ainda não teve efeito sobre a disputa eleitoral. Mesmo assim, no comando da campanha da presidente Dilma à reeleição, a palavra de ordem é precaução. Costa deve depor na CPI da Petrobras na próxima quarta-feira.

CANTANDO VITÓRIA – Desabafo do deputado Sílvio Costa, presidente do PSC no Estado, após as pesquisas Datafolha e Nassau mostrando Câmara à frente de Armando: “Vamos mostrar que Armando é o mais preparado para governar Pernambuco. Um homem que tem diálogo nacional, respeitado no Brasil inteiro e que, com certeza, será um dos governadores mais prestigiados pela presidente Dilma. Vamos ganhar a eleição. Será a vitória mais bonita do Brasil!”

CURTAS

DEBATE – Participo, hoje, às 10 horas, em Caruaru, do debate entre os candidatos a governador promovido pela Rádio Cultura do Nordeste, que deve virar um festival de bombardeio em cima do socialista Paulo Câmara, que não confirmou a sua presença.

SECA BRABA – Mais de mil municípios do Nordeste enfrentam situação de emergência reconhecida pelo Ministério da Integração Nacional. O Piauí, com 202 municípios reconhecidos, é o Estado com maior volume de ocorrências.

PERGUNTAR NÃO OFENDE: Por que Paulo Câmara resolveu ficar de fora do debate hoje na Rádio Cultura do Nordeste, em Caruaru?


'Melhor é o pobre que anda na sua integridade do que o perverso de lábios e tolo'. (Provérbios 19-1)

Nenhum comentário: