quarta-feira, 3 de setembro de 2014

Gravatá ganha Unidade de Conservação para proteção da Caatinga

O município de Gravatá, no Agreste de Pernambuco, ganhou uma Unidade de Conservação (UC) para proteção do bioma Caatinga. 

A 13ª Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) do estado, conhecida como “RPPN do Santo Antônio”, foi instituída pela Portaria 157- / 2014 da Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH) e aguarda publicação no Diário Oficial.

Com área total de 119,75 hectares localizados nas fazendas Santo Antônio e Santa Clara 1, no Planalto da Borborema, a unidade promove, além da proteção da flora, fauna, mananciais, clima e ecossistema local, o desenvolvimento de atividades de educação ambiental sobre caatinga, proteção da biodiversidade nativa e a sensibilização das pessoas quanto à questão ambiental.

Laudo técnico apresentado à CPRH registrada na região a presença de seis espécies de anfíbios, pertencentes a três famílias. Dentre elas, a perereca (Phyllomedusa hypochondrialis) e a rã cachorro (Physalaemus cuvieri).

 Já o levantamento de flora aponta cerca de 80 espécies distribuídas em 31 famílias. Entre as árvores, destaque para o pau de vaqueiro (Allophylus quercifolius), o angico ( Anadenanthera columbrina), entre outros.

Diario de Pernambuco 

Nenhum comentário: