quinta-feira, 4 de setembro de 2014

Policiais que não conseguiram fazer curso de sargento protestam em PE

(Foto: Katherine Coutinho / G1)
Policiais militares de Pernambuco protestam contra o cancelamento do Curso de Formação de Sargentos. 

Policiais militares que participaram de um concurso interno para realizar o Curso de Formação de Sargentos fizeram um protesto contra o cancelamento das aulas nesta quinta-feira (4). Cerca de 30 policiais se reuniram no Parque 13 de Maio, região central do Recife, de onde caminharam até a Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) e entregaram uma pauta de reivindicações ao presidente da Casa, deputado Guilherme Uchôa.

Isolda Carlos afirma que já estava tendo aulas (Foto: Katherine Coutinho / G1)
O concurso foi realizado em 2010, com previsão de 105 vagas, que foram posteriormente ampliadas. Segundo os candidatos, houve uma mudança no critério de aprovação após a realização das provas, o que abriu margem para que muitos fizessem o curso através de liminares concedidas pela Justiça.

 "Temos 411 militares que se formaram até a quinta turma através de liminares. Temos outros que já estão cursando, fora os que tinham liminar há muito tempo e ainda não haviam sido chamados",explica o advogado José Carlos Madruga.

Os manifestantes pedem que as aulas interrompidas sejam retomadas e que as outras vagas que existiriam na seleção sejam preenchidas. "Já oneramos o estado com as aulas, nada mais justo que concluirmos o curso. Para mim, essa era a oportunidade de subir na carreira de policial militar", explica a soldado Isolda Carlos, que está há nove anos na corporação e já tinha tido 25 dias de aula.

A policial Karla Mota já havia entregue os exames médicos para participar do Curso de Formação de Sargentos quando soube da decisão. "Eu não acho justo que eu tenha tirado 8 e não tenha sido chamada, enquanto outras pessoas com notas menores estão sendo até promovidas", aponta.


Guilherme Uchôa afirmou que vai analisar o caso
(Foto: Katherine Coutinho / G1)
O presidente da Alepe, Guilherme Uchôa, afirmou que analisará o caso e verá o que é possível ser feito. "O pedido de liminar foi revogado. Vou ler e me inteirar do assunto, não posso prometer nada. Farei o que for possível,  mas se não for possível,  também falarei", explica o deputado.

Em nota, a Secretaria de Defesa Social explicou que não houve cancelamento do concurso,  "não houve suspensão do concurso, pois o mesmo expirou após o término da 6ª turma. Desde o ano de 2011 foram concluídas 06 (seis) turmas do Curso de Formação de Sargentos, sendo formados 1.952 novos sargentos nas dependências do Campus de Ensino Metropolitano I da Academia Integrada de Defesa Social".

O texto destaca ainda que foram impetradas 519 liminares e que "os candidatos chegaram ao Campus de Ensino Metropolitano I da Academia Integrada de Defesa Social, depois que o curso já havia iniciado e algumas disciplinas já tinham sido ministradas. A continuidade de concessões de liminares vinha forçando a SDS a complementar os cursos já realizados, no sentido de repor as aulas dos que ingressaram depois do início do curso. Tal decisão estava causando um enorme prejuízo ao erário estadual."

A nota finaliza afirmando que uma nova seleção interna deve ser feita, mas não dá prazo para que ocorra.


Do G1 PE

Nenhum comentário: