quarta-feira, 29 de outubro de 2014

Cemitérios se preparam para as visitações

A maior e mais antiga necrópole do Recife, o Cemitério e Santo Amaro, na área central da Cidade, está passando por uma mega operação para receber os visitantes no próximo domingo (2), quando será celebrado o Dia de Finados. 

A varrição, colocação de meio-fio, ajustes na fiação elétrica, capinação e pintura estão mobilizando uma equipe de dezenas de profissionais ligados à empresa de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife (Emlurb). 

Só nesse cemitério, estão 33 mil túmulos, distribuídos entre covas, jazigos e ossuários, em 147 mil metros quadrados. Segundo o gerente das necrópoles públicas da Capital, Petrus Pessoa Tejo, faz 5 dias que a manutenção foi intensificada nesses espaços. Os trabalhos seguem até a sexta-feira (31) nos cinco cemitérios públicos da capital, quando será divulgada a programação oficial do domingo”, explicou. A expectativa é a de que, durante todo o dia, 50 mil pessoas passem pelo local e participem das atividades artísticas e religiosas.

No Dia de Finados, a equipe do cemitério, normalmente formada por 25 funcionários – e partida entre coveiros e fiscais dobrará para 50. Algumas pessoas aproveitaram a tranquilidade da última terça-feira (28) para antecipar as homenagens fúnebres em Santo Amaro. Maria do Carmo dos Santos, de 74 anos, levou rosas brancas à cova do filho, morto há três meses. “Não gosto de frequentar esse ambiente. E no domingo, são milhares de pessoas. Por isso, preferi evitar todo aquele alvoroço”, justificou.

A necrópole de Casa Amarela, na Zona Norte da Capital, possui 27 mil metros quadrados e abriga quatro mil catacumbas. O espaço também recebeu funcionários da Emlurb para efetuar alguns reparos, como por exemplo, a troca de tampas de túmulos antigos.

Programação - Apesar da programação oficial ainda não ter sido divulgada pela Prefeitura do Recife, a Folha de Pernambuco adianta algumas informações. Este ano a novidade é a participação da Orquestra Sinfonia Concerto para a Vida, que tocará gratuitamente em velórios realizados nas dependências do cemitério. O grupo de músicos ainda prestará homenagens ao ex-governador de Pernambuco, Eduardo Campos, e artista plástico Abelardo da Hora. Além do domingo, os músicos tocam nesta quarta e quinta-feira, das 6 às 11h, em frente de túmulos das famílias de visitantes que solicitarem.

Da Folha de Pernambuco

Nenhum comentário: