terça-feira, 21 de outubro de 2014

Do blog do Magno Martins: Coluna da terça-feira

PT TENTA VIRAR O JOGO - Dilma e Lula pisam o solo pernambucano mais uma vez, hoje, para dois compromissos de campanha da corrida presidencial neste segundo turno. O primeiro será por volta de meio dia em Goiana. Está prevista uma visita ao complexo industrial da Fiat e em seguida um ato com trabalhadores da montadora e agricultores da região.

No Recife, está prevista uma caminhada pelo centro da cidade, estando a concentração marcada para o Parque 13 de maio. Os discursos ocorrerão na Pracinha do Diário, palco de grandes e históricos atos políticos, como a da campanha das diretas em 1983. Recife e Região Metropolitana concentram 42% do eleitorado do Estado.

No primeiro turno das eleições, o PT teve um desempenho muito ruim neste eleitorado. Perdeu o pleito para governador e senador. O eleitor varreu da Câmara dos Deputados todos os parlamentares petistas. Pela primeira vez, desde o processo de redemocratização, o partido ficará sem representante na Câmara.

Mas o PT ainda aposta no poder da sua militância para equilibrar o jogo na disputa presidencial. Paulo Câmara (PSB) saiu das urnas como mais votado, proporcionalmente, do País, recebendo 68% dos votos dos pernambucanos. Câmara puxou ainda o senador Fernando Bezerra Coelho, elegeu 17 federais e 26 estaduais.

O massacre eleitoral passou também pela vitória de Marina Silva no Estado, o único do Nordeste, maior região beneficiária dos programas sociais, onde Dilma perdeu a eleição. Mas os petistas não acreditam que isso se repita no segundo turno, apostando na virada do jogo a partir da passagem de Dilma e Lula hoje pelo Estado.

SEM GRAÇA – O debate na Record, domingo passado, só não foi mais fraco e chato do que o promovido pela mesma emissora no primeiro turno da eleição presidencial. Não houve fatos novos capazes de esquentar o confronto e Dilma e Aécio pareciam temerosos com eventuais erros que pudessem comprometer suas imagens, resultando em prejuízos eleitorais.

NO SAL – Os petistas estão possessos porque a ministra Marta Suplicy (Cultura) não está fazendo campanha para a presidente Dilma em São Paulo. Perguntam: “Ela é ministra de quem?”. Marta já está no sal com Dilma, que não engole o fato de ela ter defendido o “Volta, Lula”, quando o coro de petistas pelo ex-presidente engrossou.

NA RETA FINAL– Mesmo sem a presença de Aécio, a Frente Popular fará uma caminhada pelas ruas do Recife, como Dilma e Lula hoje. Será na próxima quinta-feira. Amanhã, tem um ato das “Mulheres com Aécio”, enquanto o PT anuncia mais uma mobilização no Marco Zero. Até domingo, dia da eleição, a campanha presidencial tende a pegar fogo no Estado.

AGENDA PÓS-ELEIÇÃO – Depois das eleições, o governador João Lyra Neto (PSB) deve cumprir uma extensa agenda de inaugurações de obras no Estado, a maioria iniciada ainda pelo ex-governador Eduardo Campos. A assessoria de Lyra garante que também têm obras com o DNA da gestão Lyra, principalmente em Caruaru, principal base eleitoral do governador.

PUJANÇA SERTANEJA –  Empresário bem-sucedido no ramo de móveis, Alexandre Brito, da Magno Móveis (de camisa azul na foto), em Afogados da Ingazeira, recebe hoje, no Recife, a Medalha do Corpo de Bombeiros. Ele e seu irmão Carlos Brito são responsáveis pela criação do mais novo polo moveleiro do Estado, com duas grandes indústrias e 20 pequenos empreendimentos. São 30 mil peças/mês comercializadas no mercado nordestino, no Sul e Sudeste, gerando mais de 500 empregos diretos.

CURTAS

UNIDADE– Na caminhada de hoje de Dilma, que sai do Parque 13 de maio em direção à Pracinha do Diário, todas as lideranças que estiveram no palanque de Armando Neto, que perdeu a eleição para governador, estarão unidas, novamente, agora pela reeleição da presidenta.

EM ARCOVERDE – O governador eleito Paulo Câmara instala, hoje, o gabinete de transição e no final da tarde segue para Arcoverde, para um ato de campanha em favor da candidatura presidencial de Aécio Neves promovido pela prefeita Madalena Brito (PTB).

PERGUNTAR NÃO OFENDE: Geraldo Júlio também fará uma reforma em seu secretariado após as eleições?


'Dai bebida forte ao que está prestes a perecer, e o vinho aos amargurados de espírito'. (Provérbios 31-6)

Nenhum comentário: