quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

Apagão deixa diversos bairros do Recife e Interior às escuras

Imagem: cortesia 
Um grande apagão tomou conta da Região Metropolitana do Recife (RMR), Zona da Mata e Agreste do Estado, no fim da noite desta quarta-feira (17). O problema começou por volta das 23h, deixando diversos bairros às escuras, com várias localidades ainda sofrendo sem energia elétrica. Clarões foram vistos no momento da queda e vários sinais de trânsito se apagaram. Segundo informações que circularam nas redes sociais, o problema também chegou no estado da Paraíba. Na ocasião, um estrondo foi ouvido no bairro do Curado, em Jaboatão do Guararapes, e nas imediações da imediações da avenida Abdias de Carvalho, próximo à subestação da Companhia Hidrelétrica de São Francisco (Chesf).

Na RMR, alguns dos afetados foram os bairros de Boa Viagem, Setúbal, Bairro do Recife, Cavaleiro, Totó, Aflitos, Cordeiro, Prado, Ipsep, Afogados, Candeias, Bongi, Imbiribeira, Várzea e Janga. Outros bairros onde houve relatos de falta de energia, mas que logo foram normalizados foram os de Tamarineira, Parnamirim, Boa Vista, Soledade e Casa Forte.

No bairro de Curado I, o morador José Aureliano Pedro, de 43 anos, disse ter acordado por volta das 23h com um grande barulho. "Ouvi um estrondo. Foi muito alto. Então, todo mundo acordou e depois quando saímos, vimos um fio no chão e o pessoal ficou preocupado, inclusive teve gente até passando mal. Aí ligamos para a Celpe, e depois de meia hora chegou um carro da companhia e um dos Bombeiros", relatou o Aureliano.

O incidente foi causado por problemas em duas subestações da Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf), Bongi e Joairam, que fica perto do Curado. A Chesf não confirmou se houve explosão, o que pode ter ocasionado os clarões vistos no céu, mas informou que enviou equipes ao local para averiguar a situação.

Segundo a Operadora Nacional do Sistema (ONS), o problema não se tratou de um incidente grave. “É uma ocorrência normal no sistema, não estrutural. Já o que ocorreu na Paraíba, foi consequência do que ocorreu no Recife, mas, a situação por lá foi logo normalizada”, explicou uma fonte órgão, em reserva. Segundo ele, até o início da madrugada desta quinta-feira (18), as cargas já estavam sendo recompostas nas subestações afetadas em Pernambuco, e a energia estava voltando gradativamente.

Folha de Pernambuco

Nenhum comentário: