quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

Do blog do Magno Martins: Coluna da quarta-feira

NINGUÉM GOVERNA GOVERNADOR - Fortes ruídos com o governador João Lyra Neto (PSB) acabaram provocando, ontem, a demissão do procurador-geral do Estado, Thiago Norões, na função desde janeiro de 2011, início do segundo mandato de Eduardo Campos. Norões nega, mas até as paredes do Palácio das Princesas sabem que as divergências com o agora ex-chefe são antigas e insanáveis.

Durante a campanha eleitoral, Norões requereu licença para “dar uma força” ao amigo Paulo Câmara, eleito governador. Na volta, entrou de férias, retardando por um mês a retomada da função. Foi ai que ouviu a orientação do secretário da Casa Civil, Luciano Vasquez, para prolongar a licença até dezembro.

Ou seja, na prática Norões estava recebendo um convite para deixar o Governo, mas fez ouvidos de mercador e foi ficando no cargo até se deparar com uma nova situação de estresse com o governador, que nunca gostou do seu trabalho. E também nunca fez um mínimo de esforço para tentar gostar.

Aos assessores mais próximos, Lyra se queixava do fato de o procurador-geral ser muito autônomo, impondo dificuldades nas chamadas demandas emergenciais do gabinete. Por várias vezes, Norões contrariou ordens expressas do governador, que queria também demitir o presidente da Copergás, Aldo Guedes, com quem também mantém relação conflituosa.

O que se diz no Palácio é que Gudes, homem forte nas duas gestões de Eduardo, não cai. Segundo uma fonte palaciana, o chefão da Copergás também passa por cima de recomendações do governador, mas como tem costas mais largas e, consequentemente, mais quentes, vai se manter até o fim.

A não ser que Lyra, considerado pavio curto, perca a paciência e resolva dar uma demonstração de força e poderio. Já dizia Agamenon Magalhães, na sua sapiência, que ninguém governa governador. Mesmo no apagar das luzes do seu curto governo, Lyra pode mostrar que quem manda é ele seguindo à risca o velho e saudoso Agamenon.

LEQUE AMPLO – Tem muitos secretários que, como o procurador-geral demitido ontem, mantêm uma relação difícil e estressada com o governador João Lyra. Marcio Stefanni, do Desenvolvimento, é um deles. Não se bicam desde que o governador mandou ele devolver uma penca de ingressos da Copa do Mundo comprados para distribuir como cortesia com investidores em Suape.

NA DISPUTA EM CARUARU – O empresário Douglas Cintra (PTB), que reassume o mandato de senador com a ida de Armando Monteiro para o Ministério do Desenvolvimento, admitiu, ontem, no Frente a Frente, pela primeira vez, a possibilidade de disputar a Prefeitura de Caruaru em 2016 apoiado pelo prefeito José Queiroz (PDT).

ALDO FICA – A direção nacional do partido comunista se reuniu nos dias 14, 15 e 16 de novembro e deliberou apoiar a permanência de Aldo Rebelo na Pasta. O resultado dessa reunião foi informado à presidente Dilma e o ministro Aloizio Mercadante (Casa Civil) na semana passada pelo presidente da sigla, Renato Rabelo. E assessores próximos da presidente garantem que Aldo fica onde está.

VERSÃO DO PREFEITO – O prefeito de Camaragibe, Jorge Alexandre (PSDB), garante que não falta médico no atendimento diário no posto de saúde da comunidade Vera Cruz. “Acompanho a frequência dos profissionais de saúde em todos os postos do município com rigor e não há queixas em relação ao Vera Cruz”, afirmou.

POTENCIAL DE SUAPE – Em almoço de fim de ano com jornalistas, o secretário de Desenvolvimento, Marcio Stefanni, previu que o porto de Suape será um dos mais movimentados em transportes de cargas nos próximos 10 anos, saindo hoje de 15 milhões de toneladas para 90 milhões de toneladas. Fecha 2014 com faturamento de R$ 103 milhões.

CURTAS

SUCESSORA – Para o lugar do procurador-geral do Estado, Thiago Norões, o governador João Lyra Neto escolheu a procuradora-adjunta Bianca Avalone Teixeira, que tem um mandato curto pela frente, de apenas 27 dias. Em tempo: o mandato de Lyra acaba em 31 de dezembro.

FICA NA PCR – Uma fonte palaciana garantiu, ontem, que o secretário da Casa Civil, Sileno Guedes, que acumula a presidência estadual do PSB, não fará a travessia do Palácio Capibaribe, sede da Prefeitura, para o Palácio do Campo das Princesas.

PERGUNTAR NÃO OFENDE: Quem vai ser o próximo, governador João Lyra?


'Como ribeiros de águas assim é o coração do rei na mão do SENHOR, que o inclina a todo o seu querer'. (Provérbios 21-1)

Nenhum comentário: