quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

Operação contra sonegação no Pólo Gesseiro prende 11 pessoas

As secretarias da Fazenda e a Defesa Social apresentaram na manhã desta quinta-feira os resultados da Operação Pedra Branca, que combate a sonegação fiscal no Pólo Gesseiro do Araripe. 

Foram efetuadas 11 prisões de empresários e laranjas, 27 mandados de busca e apreensão foram realizados em 16 empresas e seis delas tiveram suas incrições de funcionamento canceladas.

Desde 2011 a Sefaz juntamente com a SDS realizam operações de combrate à sonegação no Pólo Gesseiro do Araripe. Desde então, a arrecadação naquela região subiu de R$ 1,5 milhões por ano para mais de R$ 24 milhões este ano. Com o resultado da Operação Pedra Branca, a expectativa é que essa arrecadação suba ainda mais este ano.

 "O combate à sonegação evita a concorrência desleal e permite aumentar a arrecadação de ICMS num momento de economia mais fraca e sem aumentar tributos", salientou o secretário da Fazenda, Décio Padilha.

Os sonegadores usavam notas fiscais frias, em nome de empresas laranjas com endereços de outros Estados para dificultar a fiscalização e passarem as mercadorias pelos postos fisicais sem pagamento de impostos. Entre os crimes praticados, está corrupção de menor. Uma adolescente foi apreendida numa empresa que fabricava notas ficais frias.

A ação conjunta foi realizada nos municípios de Araripina, Ipubi, Bodocó, Trindade e Ouricuri.

Do JC Online

Nenhum comentário: