quinta-feira, 8 de janeiro de 2015

No período de férias, denúncias por pedofilia na internet aumentam 50%

Foto: Polícia Federal/Divulgação
Em Pernambuco, foram instaurados 76 inquéritos de pedofilia na internet em 2013 e 2014 

A Polícia Federal em Pernambuco alerta para o aumento de 50% nas denúncias por pedofilia na internet nos meses de janeiro e julho, quando as crianças e adolescentes estão no período de férias. Segundo a PF, os estudantes passam mais tempo em casa e consequentemente na internet, o que aumenta o risco deste cibercrime.

Para impedir que crianças e adolescentes passem por este tipo de situação, foram divulgadas algumas dicas de segurança para nortear os pais. Confira:

1. Diálogo: É importante que os pais ou responsáveis conversem com seus filhos para saber o que ele faz durante o dia e detectar se está passando por algum problema deste tipo. A PF recomenda fazer perguntas simples como "Como foi seu dia hoje?", "Conheceu alguém?" ou ""Alguém postou algo esquisito em seu Facebook?", que podem ajudar a revelar se eles foram vítimas.

2. Conhecimento: Os pais também devem ter conhecimentos básicos de internet, computação e redes sociais, para saber como instruir os filhos.

3. Supervisão: O acesso do computador pelos filhos deve ser supervisionado de forma que a criança e adolescente se sintam à vontade; não devendo ser autoritário ou arrogante.

4. Conscientização: É importante que as crianças e adolescentes tenham consciência de que não devem publicar informações pessoais como números de documentos, endereços de residência ou escola, além de fotos em demasia.

5. Senha de acesso: A Polícia Federal também recomenda que os pais tenham a senha do perfil na internet dos filhos, para que possam monitorar com quem eles têm iniciado amizade caso percebam que algo pode estar errado.

6. Computador visível: É preferível que o equipamento fique em um cômodo público e visível da residência, para que a qualquer momento possa ser visto o que a criança está acessando.

7. Tempo de exposição: Os jovens não devem passar muito tempo conectados e alternativas podem ser apresentadas para substituir o computador. Os pais podem sugerir atividades para passar tempo junto com os filhos, como cinema, shoppings, parques, etc.

BALANÇO - Em 2013 e 2014, foram efetuadas sete prisões em flagrante em Pernambuco pelo crime de pedofilia na internet. Vinte e um suspeitos estão sendo investigados no Estado. Além disso, foram cumpridos 42 mandados de busca e apreensão. Em 24 cidades foram detectados registros de pornografia infantil e 76 inquéritos policiais foram instaurados.


Do NE10

Nenhum comentário: