Em julho de 1945, a montadora
Willys lançou no mercado uma versão comercial do jipe usado pelo Exército
americano.
O sucesso dos modelos CJ-2A foi
tão grande que o mercado passou a ser inundado por veículos como a Serie 1 da
Land Rover (1948), o Type 181 "Thing" da Volkswagen (1968) e o Hummer
H1 da GM (1992).
Associados a conquistas militares
americanas, os carros ganharam impulso nos últimos anos ao serem comprados por
celebridades milionárias, sobretudo do mundo do hip hop.
Abaixo, a BBC Autos selecionou
alguns veículos de inspiração militar que estão à venda no mercado hoje (nenhum
deles vem acompanhado de artilharia).
O verde oliva do Exército foi
transformado em cores vibrantes no Sherpa, da Renault.
O veículo usado por soldados
franceses e da Otan tem, em sua versão civil, mais a cara de um carro do Rali
Dakar.
Ele está à venda no Oriente
Médio, na África e na Rússia. O motor diesel Dxi5 de 4,76 litros e quatro cilindros é
ensurdecedor. São seis marchas e tração nas quatro rodas - tudo por US$ 272 mil
(cerca de R$ 700 mil).
Os russos garantem que a
semelhança do Tigr com o americano Humvee não passa de uma coincidência.
O motor é de 5,9 litros, e o
carro também com seis marchas e tração nas quatro rodas. Por dentro, o visual
não é nada militar: bancos de couro, ar condicionado e um sistema de som
potente.
Por US$ 110 mil (cerca de R$ 280
mil), o carro é quase uma "barganha" nesse mercado.
O Mercedes-Benz Geländewagen,
também conhecido como G Class, existe há mais de três décadas no mercado.
Com seis rodas, o carro suporta
quase qualquer tipo de terreno. Ele pode até andar em águas com até um metro de
profundidade.
Mas poucos têm o privilégio de
possuir um, já que as especificações técnicas desse veículo são ilegais em
vários mercados (incluindo toda a América do Norte e todos os países com mão
inglesa). Possuir um desses Mercedes sai por
US$ 523 mil (cerca de R$ 1,3 milhão).
Dez toneladas de potência
africana, o Marauder possui uma cabine protegida com dupla camada de metal, e
resiste a praticamente qualquer tipo de disparo de arma leve.
E também a uma ou
outra mina terrestre, ao preço de US$ 485 mil (cerca de R$ 1,2 milhão).
Feito para evitar "balística
inimiga, terreno difícil e outros obstáculos impedidores de missões", o
MV850, da americana Polaris Industries, é o primeiro veículo militar no mercado
que usa pneus sem ar.
Os pneus Terrain Armor, da empresa
Resilient Technologies, resiste a tiros de armas com calibre .50.
Os testes bem-sucedidos deste
pneu em campos de batalha provavelmente levarão o Exército americano a investir
no seu uso em outros veículos maiores, inclusive no próximo Hummer. O pequeno
veículo, que mais parece um buggy, sai por US$ 15 mil (cerca de R$ 38 mil).
O Qt Wildcat - antigamente
conhecido como Bowler Wildcat - é um jipe ideal para terrenos difíceis.
O carro
tem velocidade de rali (chegando a 170 quilômetros por hora) e é usado por
várias unidades militares que fazem patrulha em fronteiras.
As pesadas placas de metal contra
artilharia são opcionais, e tiram um pouco do desempenho do carro, que custa
US$ 250 mil (R$ 640 mil).
Esse é o único modelo da lista da
BBC Autos que não está à venda para civis, mas não é por falta de admiradores.
Um scooter para o campo de
batalhas? Esse é o Knightrider, da empresa Go-Ped. Pode parecer um brinquedo de
crianças, mas não se engane com as aparências.
Esse veículo foi desenhado para
suportar terrenos difíceis a altas velocidades, com seus pneus soltos e
suspensão resistente.
A bateria de polímero de lítio e
o motor Torkinator fazem com que o veículo atinja velocidade de 30 quilômetros
por hora e cruze um terreno de 40 quilômetros sem necessidade de recarga.
Então quem está usando esse
veículo? Por ora, isso é mantido sob segredo. Acredita-se que cada unidade
custa US$ 4,7 mil (cerca de R$ 12 mil), mas nem adianta procurar nas lojas.
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