domingo, 1 de fevereiro de 2015

Com medo das torcidas organizadas, funcionários do Metrô do Recife fazem paralisação

Os maquinistas do metrô do Recife resolveram paralisar as atividades na noite deste sábado (31) alegando falta de segurança. A queixa é devido ao grande número de depredações registradas no metrô antes do Clássico das Multidões entre Santa Cruz e Sport, pela rodada de abertura do Campeonato Pernambucano. O funcionamento volta ao normal às 5h do domingo (1º de fevereiro).

O temor dos funcionários se estende para o jogo deste domingo (1º) entre Náutico e Salgueiro, na Arena Pernambuco. A categoria promete paralisar as atividades a partir do meio-dia. "Não vamos operar a partir do meio dia de amanhã porque não tivemos respaldo da empresa e da polícia", garantiu o presidente do sindicato dos metroviários, Diogo Morais.

Confusão entre torcedores e quebra-quebra nas estações e trens do metrô do Recife foram registrados na tarde deste sábado. Os problemas foram detectados principalmente nas estações Cajueiro Seco, Prazeres, Aeroporto, Tancredo Neves, Barro e Afogados por volta das 15h.

De acordo com Diogo, a categoria solicitou desde o início da semana o reforço do policiamento para o metrô, antes e depois da partida. "A gente ja vinha discutindo durante a semana nossa preocupação com relação à segurança para os dias de jogos. A empresa entrou em contato com a Secretaria de Defesa Social, solicitou reforço da PM e ontem esse reforço foi apresentado em reunião, por isso decidimos trabalhar. Mas o policiamento ofertado foi completamente ineficiente", disse.

Em nota, a Polícia Militar afirmou que, hoje, "além do policiamento ostensivo ordinário no entorno das estações do metrô da Região Metropolitana do Recife, a Polícia Militar reforçou, com duplas de PMs a pé, todas as unidades da CBTU. A ACS esclarece, ainda, que 50 PMs do Batalhão Derby reforçam o policiamento ostensivo das 16h até às 22h."

A assessoria da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) informou que dois trens tiveram as janelas quebradas e foram recolhidos para manutenção. A empresa afirma que apoia a decisão do sindicato da categoria por não ter condições de oferecer segurança aos passageiros e funcionários.

Portal  Ne10.com

Nenhum comentário: