quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

Toyota assina protocolo de intenções para construir centro de distribuição em Suape

A Toyota e o governo de Pernambuco assinaram nesta quarta-feira (11), um protocolo de intenções para construir um centro de distribuição de veículos da marca no Estado. Será o oitavo empreendimento da montadora no Brasil. De acordo com a empresa, serão investidos R$ 15 milhões na unidade, que deverá gerar cerca de 40 empregos diretos e indiretos. A previsão da companhia é de que o centro seja aberto no primeiro trimestre do próximo ano.

O centro será localizado próximo ao Porto de Suape, região onde a Fiat-Jeep tem uma fábrica de veículos. Segundo a Toyota, o espaço onde o empreendimento será construído tem 50 mil metros quadrados e terá capacidade para receber até 30 mil unidades por ano. Em um segundo momento, o projeto ainda prevê uma pequena linha de montagem para a instação de equipamentos de uso obrigatório no País. Do centro, serão distribuídos os modelos da montadora japonesa produzidos no Brasil (Corolla e Etios) e na Argentina (Hilux e SW4) que têm como destino os concessionários da marca na região Nordeste.

"O Nordeste é extremamente importante para os negócios da Toyota do Brasil, sendo uma das regiões onde registramos o maior crescimento em vendas em 2014 (15% em comparação com 2013)", afirmou o presidente da Toyota do Brasil, Koji Kondo, que assinou o protocolo de intenção com o governador de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB).

O executivo destacou que a implantação do empreendimento reforça o compromisso da empresa de "promover o desenvolvimento econômico" do Brasil.

Kondo lembrou que a Toyota anunciou, no fim de janeiro deste ano o investimento de R$ 100 milhões para aumentar a produção do Etios em quase 50% (de 74 mil para 108 mil unidades) na fábrica de Sorocaba (SP) a partir de 2016. O anúncio prevê a contratação de novos trabalhadores, cujo total não foi informado. De acordo com a montadora, os 34 mil modelos a mais produzidos serão destinados, em sua maior parte, para o mercado interno brasileiro.

Além da unidade de Sorocaba, a Toyota conta com outras duas fábricas no Brasil: em Indaiatuba e São Bernardo do Campo, também em São Paulo. A empresa também já possui dois centros de distribuição de veículos em Guaíba (RS) e Vitória (ES) e um centro de distribuição de peças em Votorantim (SP).

Os anúncios da Toyota se dão em um momento em que a maioria das montadoras no Brasil está demitindo trabalhadores e promovendo paradas estratégicas na produção para adequar à demanda. Esse cenário é motivado pela queda na demanda interna e dos principais parceiros externos, como a Argentina, acompanhada de previsões nada animadoras para o setor. Em 2014, as vendas de veículos caíram 7,1% ante 2013, enquanto a produção recuou 15 3%.

Estadão Conteúdo

Nenhum comentário: