quarta-feira, 18 de março de 2015

No terceiro mês do mandato, governo Dilma é reprovado por 62% da população, diz Datafolha

Foto: José Cruz/ABR
Menos de três meses depois de assumir o segundo mandato como presidente da República, Dilma Rousseff (PT) vê seu governo atingir 62% de reprovação, segundo divulgou o Datafolha na manhã desta quarta-feira (18). O índice reúne as pessoas que consideraram a gestão de Dilma ruim ou péssima.

De acordo com o Datafolha, esse é o maior índice de rejeição de um presidente da República desde setembro de 1992, quando o então presidente Fernando Collor estava prestes a sofrer o impeachment no Congresso Nacional. Naquele levantamento, a aprovação de Collor era de 9%.

O Datafolha aponta ainda que 24% consideram o governo Dilma regular e 13% consideram a administração do Planalto como ótima ou boa.

Essa é a primeira vez em que a pesquisa aponta que Dilma é reprovada por mais da metade dos brasileiros. O índice de desaprovação cresceu 18% desde o início de fevereiro, quando o último levantamento do Datafolha foi levantado.

Em comparação com a situação de Dilma, o pior índice de aprovação do ex-presidente Lula (PT) foi com 28% de ótimo/bom e 29% de ruim/péssimo, em dezembro de 2005, logo após a cassação do ex-ministro José Dirceu, pelo escândalo do Mensalão.

Já o pior momento de Fernando Henrique Cardoso (PSDB) foi em setembro de 1999, quando a economia sofreu com a desvalorização do real. A gestão dele era tida como ótima/boa por 13%, assim como Dilma, mas ele era reprovado por 56%.

O Datafolha ouviu 2.842 eleitores entre os dias 16 e 17 de março, em 172 municípios. A margem de erro é de 2 pontos percentuais.

Blog de Jamildo 

Nenhum comentário: