terça-feira, 17 de março de 2015

"Que Pais é esse"? Veja a origem da frase dita durante a ditadura militar


Nessa segunda feira (16), o repórter da TV Globo Willian Bonner, ao anunciar a nova operação da Polícia Federal “Que País é Esse” que dá segmento a Operação Lava Jato, o repórter comentou uma frase dita em novembro de 2014 por Renato Duque um dos investigados no escândalo da Petrobras que deu origem ao nome da segunda fase da operação.

 “Agente vai abri um parêntese para um registro histórico essa frase (“ Que País é Esse”), não foi criada nem pelo Renato Duque nem pelo Renato Russo da Banda Legião Urbana”.  “A música Que País e Esse, é um clássico de rock brasileiro, mas o Renato Russo usou uma frase que ficou famosa 11 anos antes do lançamento do álbum”, pontuou Bonner.

A História

Em 1976 no 12º ano do regime militar instalado pelo golpe de 64 o Brasil tinha apenas partidos políticos legalizados À oposição se reunia no Movimento Democrático Brasileiro MDB e o partido governista era a Aliança Renovadora Nacional ARENA.

O General presidente na época era o gaúcho Ernesto Geisel e havia prometido iniciar o período de transição em que o regime se tornaria gradualmente mais aberto e os governadores seriam eleitos por voto direto dali a dois anos, mais a oposição duvidou da seriedade desse compromisso, e isso levou o então presidente da ARENA, o piauiense Francelino Pereira a uma indagação que ficou famosa “Que País é esse em que o povo não acredita no calendário eleitoral estabelecido pelo próprio presidente?”.

O fato é que no ano seguinte (No pacote de abril de 1977) o General Geisel fechou o Congresso Nacional , aumentou o mandato presidencial do próximo presidente o então General João Batista Figueiredo de cinco par seis anos e ainda determinou que 1/3 dos senadores seriam indicados pelo Presidente da República e não pelos eleitores.

O Brasil só foi eleger governadores pelo voto direto em 1982, 6 anos depois de Francelino ter perguntado que pais e esse já o Renato Russo, da Banda Legião Urbana, transformou essa frase no refrão da letra de um rock que é quase um hino contra a corrupção entre outras mazelas nacionais.

Orlando Leite/com informações do JN

Nenhum comentário: