domingo, 15 de março de 2015

Servidores não habilitados aplicavam exames de direção no Detran, aponta TCE

Resultado de uma auditoria especial do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE) apontou uma série de irregularidades na gestão do Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco (Detran-PE), o que levou a Corte de Contes a aplicar uma multa de R$ 12.414,64 a ex-presidente do órgão, Maria de Fátima Bezerra Rodrigues Costa.

O trabalho dos auditores aponta, por exemplo, que exames práticos de direção veicular eram realizados por servidores que não eram habilitados.

O TCE considerou ainda que a ex-presidente do Detran foi omissa ao não abrir procedimento administrativo para apurar denúncia de envolvimento de servidores em desvios de recursos de placas especiais e do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA).

Fruto de uma representação do Ministério Público de Contas (MPCO), a auditoria apontou irregularidades até na locação de impressoras, que teriam sido feitas através de uma dispensa desmotivada de licitação.

O Detran também causou prejuízo ao erário público ao locar um imóvel que precisava de reformas para instalar uma central de vistorias que nunca chegou a funcionar. Além disso, foram encontrados problemas na execução de contratos para realização dos exames de direção e para monitoramento eletrônico.

O TCE determinou que o Detran instaure um procedimento administrativo para impedir que as irregularidades voltem a se repetir. A ex-presidente do órgão tem 15 dias para pagar a multa estabelecida.

O relator do processo foi o conselheiro substituto Luiz Arcoverde Filho. O conselheiro Ranilson Ramos presidiu a 1ª Câmara do TCE. O procurador Gilmar Lima também participou da sessão.

NE10  

Nenhum comentário: