O projeto de extensão “A Química forense como ambiente
interativo e de contextualização o ensino de química no ensino médio”, consiste
numa proposta inovadora de formação, voltada prioritariamente para alunos do
ensino médio de escolas públicas e privadas que visitam o Espaço Ciência.
Os
estudantes serão convidados a interagir em espaços não formais de ensino de
química, com temáticas na ciência forense, na criminalística e no
desenvolvimento de atitude investigativa, atuando como peritos em cenas de
crime fictícias, e através do conhecimento da criminalística e da química
poderão desvendar o mistério proposto.
O projeto visa promover uma maior
interação entre teoria e prática nas diversas especialidades das Ciências
Forenses e que estão diretamente relacionadas aos conteúdos de química vistos
em sala de aula. Assim como oferecer ao público-alvo um conjunto de atividades,
através do uso de recursos didáticos como vídeos, experimentação e palestras,
com foco na popularização da ciência e na relação do desenvolvimento
tecnológico com a sociedade.
Os resultados esperados consistem em um ensino que
proporcione uma melhor compreensão da ciência, cujo conhecimento envolvem
problemas sociais na área de Ciências Forenses e que estão relacionados à
investigação criminal.
A atividade tem duração de 40min e acontecerá nas terças,
quartas e quintas no turno da manhã durante todo o ano, no Laboratório de
Química.
Divilgação
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