sexta-feira, 8 de maio de 2015

Celpe e Compesa aceleram inflação para o Recife


No mês de abril os preços na capital pernambucana subiram 0,78%. Em 12 meses índice é de 7,47%

A inflação para o Recife, medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), registrou um aumento em abril na relação com março, divulgou hoje o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). No mês de abril os preços na capital pernambucana subiram 0,78%, contra 0,56% registrados em março. Contribuíram com a alta os reajustes da energia elétrica e também da Compesa.

No ano, a inflação para a capital pernambucana já soma 3,59% e em 12 meses o índice está em 7,47%, num desempenho regional que ultrapassa e muito o centro da meta de inflação de 4,5% ao ano.

De acordo com o IBGE, o comportamento de pressão inflacionária no Recife é o efeito contrário do que aconteceu no resto do País para o mês de abril. Segundo o instituto, no plano nacional o  IPCA mostrou que os preços subiram, em média, menos do que em março, levando-se em conta, principalmente, a energia elétrica.

O reajuste da Celpe, no entanto, aconteceu recentemente no dia 29 de abril, num reajuste de 11,13% que ajudou a impactar em 1,23% no item energia elétrica para os consumidores pernambucanos. Em maio, portanto, o aumento da energia  deve impactar ainda mais no índice de inflação.

O reajuste de 8,35% na conta da Compesa, no dia 20 de março, também repercutiu na conta. Segundo o IBGE, nos gastos relativos à taxa de água e esgoto, o resultado nacional foi influenciado por Brasília, Curitiba e Recife, que teve a maior variação neste item entre as cidades citadas, ficando com 5,86% de índice.

Jornal do Commercio 

Nenhum comentário: