terça-feira, 12 de maio de 2015

Do blog do Magno Martins: Coluna da terça-feira

TESTE DE FOGO PARA FACHIN - Temendo sofrer uma nova derrota no Congresso, a presidente Dilma chamou, ontem, o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), para uma conversa durante o voo de Brasília até Santa Catarina, onde foram prestar as últimas homenagens ao ex-senador Luiz Henrique.

A 10 mil pés, no jatinho presidencial, Dilma pediu socorro a Renan para aprovar o nome do jurista Luiz Edson Fachin na sabatina de hoje no Senado. Fachin foi escolhido pela presidente para ocupar a vaga do ex-ministro Joaquim Barbosa no STF. Mas, por ter feito declarações favoráveis a Dilma na campanha, com um vídeo nas redes sociais, Fachin passou a ser visto com olho enviesado pela oposição.

O PSDB, aliás, trocou os membros titulares que compõem a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) para garantir os votos contrários do partido na sabatina do candidato ao Supremo Tribunal Federal (STF). A decisão foi tomada após os senadores Aécio Neves (MG) e José Serra (SP), titulares da comissão, serem criticados por decidirem se ausentar da votação para viajar a Nova York e participar de uma homenagem ao ex-presidente Fernando Henrique Cardoso.

Os dois serão substituídos por Aloysio Nunes (SP) e Cássio Cunha Lima (PB)."Por meio de seus titulares na CCJ, o partido fará os devidos questionamentos e buscará esclarecimentos para as denúncias que vêm sendo publicadas (contra Fachin), como sempre o fez", diz a nota distribuída pelo partido. Após passar pela sabatina da CCJ, o nome do indicado ainda terá de ser submetido à votação secreta no plenário, o que deve ocorrer somente na próxima semana.

Pelo menos 14 senadores estão sendo investigados pelo Ministério Público por envolvimento na Operação Lava-Jato. Inicialmente, Fachin não fará parte da segunda turma, responsável pelo julgamento dos políticos. Mesmo assim, alguns senadores querem assegurar que o indicado não terá uma postura semelhante ao do seu antecessor, Joaquim Barbosa, aposentado em julho do ano passado. Barbosa era visto com rígido em seus julgamentos, o que vem preocupando alguns dos investigados.

LETRA MORTA – O desembargador Bartolomeu Bueno, do Tribunal de Justiça, concedeu liminar ao desembargador aposentado Nivaldo Mulatinho Filho, também do TJ, para que volte à ativa como beneficiário da PEC da Bengala, mas o que se comenta nos tribunais é que a decisão virou letra morta, porque a nova lei não havia ainda sido publicada.

O IBOPE DE HUGO ESTEVES- Com menos de dois meses de volta à televisão, desta feita como âncora do Balanço Geral, na TV-Clube, o ex-global Hugo Esteves, segundo o Ibope, tem encostado na audiência do concorrente Cardinot, da TV-Jornal, então imbatível e líder no horário, que vai de meio dia às 13h30. Está aí uma briga que promete no telejornalismo pernambucano.

FIM DO MISTÉRIO – O crime do vereador Cícero Fernandes, da bancada do PRP em Serra Talhada, está próximo de ser elucidado pela Polícia. Um policial militar lotado na Paraíba foi capturado em Serra Talhada acusado de ter planejado a morte do vereador, que era PM reformado. Cição, como era conhecido, foi morto em março, depois de ser atingido por vários tiros enquanto dirigia seu carro num bairro da periferia de Serra.

FLORES SEM MERENDA – Em Flores, as escolas municipais estão sem merenda e fardamento. Os alunos da escola Sete de Setembro foram às ruas, ontem, mostrar o descaso da Prefeitura com a rede municipal de ensino. Segundo os alunos, muitas escolas estão sem merenda há mais de 30 dias e em outras unidades alunos são obrigados a sentar no chão durante as aulas por falta de carteiras.


UNIÃO EVANGÉLICA  
Pré-candidato a prefeito de Jaboatão, o deputado federal Anderson Ferreira, presidente estadual do PR, está assediando o deputado Cleiton Collins para um entendimento. Ambos representam o segmento evangélico, mas são de correntes diferentes. Anderson teve mais de 18 mil votos em Jaboatão e Collins, estadual, mais de 41 mil votos.



CURTAS

AUDIÊNCIA – Por iniciativa do deputado Eduíno Brito (PHS), a Comissão de Desenvolvimento Econômico e Turismo da Assembleia Legislativa promove, na próxima sexta-feira, audiência pública para fazer um levantamento da situação das obras federais e estaduais paralisadas no Sertão.

REAJUSTE – O prefeito de Paulista, Júnior Matuto (PSB), concedeu o reajuste de 13,01% para os trabalhadores em Educação da rede municipal. A medida, que beneficia 1,3 mil funcionários, entre servidores e contratados, coloca a cidade no hall dos municípios que pagam o piso salarial da categoria.


PERGUNTAR NÃO OFENDE: O jurista Luiz Edson Fachin passa, hoje, na sabatina do Senado para o Supremo Tribunal Federal?

Nenhum comentário: