sábado, 9 de maio de 2015

Show arrecada fundos para nova Fazenda da Esperança em PE

Instituição ajuda a recuperar dependentes químicos em todo o mundo.

Nova unidade, a quarta em Pernambuco, será construída em Jaboatão.

Quem quer se livrar do vício do álcool e das drogas precisa de apoio da família, dos amigos e, principalmente, de tratamento. Uma das instituições que ajudam a recuperar essas vidas em Pernambuco é a Fazenda da Esperança. O projeto, que surgiu há 30 anos em São Paulo, se espalhou pelo mundo. No Estado, são três fazendas: uma para mulheres e duas para os homens, todas no Agreste do Estado. Neste sábado (9), será realizado um show para ajudar na construção da quarta fazenda, em Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife. O evento começa às 14h30, na Praia do Pina, como shows do padre Reginaldo Manzotti, Frei Damião Silva e Padre João Carlos.

As fazendas normalmente são ao ar livre, distante de tudo. Nada de internet, celular, nem mesmo televisão nem contato com a família nos três primeiros meses. Depois, encontros uma vez por mês. Nas Fazendas da Esperança, o contato é com si mesmo e com Deus; com o trabalho e com a vontade de se curar do vício.

A Fazenda da Esperança de Garanhuns, no Agreste, foi a quarta inaugurada no mundo. Atualmente, ao todo, são 102, mas ainda é pouco diante de pessoas que necessitam de ajuda. Uma média de 600 homens passa pelo centro de Garanhuns a cada ano.

O tratamento é sem remédios, baseado em convivência, trabalho e espiritualidade. Edilberto Rodrugues, que é do Recife, se curou da dependência de álcool. Como outros que se trataram, passou um ano morando no local. Depois de ter recomeçado a viver, quis voltar, como voluntário. "O projeto é muito bonito, requer muito voluntariado, com qual sempre busquei ajudar o próximo.  Fazendo essa passagem e sabendo da necessidade, eu me lancei como voluntário", disse.

As Fazendas da Esperança existem em 15 países. Maxsuel de Albuquerque é de João Pessoa. Foi dependente de crack durante quatro ano e veio morar em Garanhuns há um ano e meio, para ficar mais distante da família. "Mudei meu estilo de vida, amar, que era muito difícil, porque era muito bruto e se apegar muito a Deus", contou.

Quem quiser ajudar na construção da fazenda de Jaboatão pode comprar as camisas do show que será realizado no Pina, pelo preço de R$ 20.

Trânsito

Devido ao grande número de pessoas que deve comparecer ao show,  a Companhia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) vai interditar a Avenida Boa Viagem, a partir do cruzamento com a Rua Pereira da Costa. O desvio será feito pela Avenida Conselheiro Aguiar.

O monitoramento da área terá início a partir das 13h e contará com o auxílio de 20 agentes de trânsito. Devido ao grande movimento esperado para o evento, não será permitido o estacionamento ao longo do trecho bloqueado na Avenida Boa Viagem.

Do G1/pe

Nenhum comentário: