A Câmara de Vereadores da Cidade de Pombos realizou na ultima quinta feira (03) mais uma reunião de seu período legislativo sendo que a mesma foi transmitida ao vivo pela Rádio Brasil FM 98,5 (Pombos).
Devido à falta dos vereadores Joabes Gomes da silva e José Roberto dos santos a reunião foi presidida pelo 1º Secretário Marcos Severino da Silva (Marcos de Porteiras do PC do B), que solicitou ao vereador Manoel Marcos Alves Ferreira (Dr. Marcos do PTB), que ocupasse a mesa diretora a fim de auxiliar nos trabalhos da Casa onde foi registrada a ausência do vereador José Chalegre de Farias (Chalegre Vereador do PMN) e Maria das Graças Bezerra (Neide de roque do PR).
Iniciada a Sessão foi feita a leitura da ata da Sessão anterior que posteriormente foi aprovada por unanimidade.
O expediente contou com um Projeto de Lei oriundo da Casa Legislativa que entrou em apreciação para posterior votação.
Houve também quatro requerimentos do vereador Marcos de Porteiras, onde solicitou ao Secretario Estadual de Recursos Hídricos do Estado à implantação de um projeto sustentável de proteção ambiental para a mata nativa do Engenho Ronda onde está encravada a nascente do Rio Pirapama, ainda no setor ambiental o parlamentar solicita a gestora do município informações sobre a destruição sistema de esgotamento sanitário destinado a lagoa de estabilização, em que se fundamentou sua destruição e se recebeu autorização dos órgãos competentes.
O parlamentar também solicitou que fosse feito um apelo ao deputado estadual Henrique Queiroz que o mesmo intercedesse junto a Compesa que esta executando obras de ampliação do sistema de abastecimento d’água no município que estenda suas obras levando água até a comunidade localizada no Sítio Boeiro que está dentro do perímetro urbano do município.
Finalizando seus requerimentos Marcos solicitou a prefeita do município que a mesma se digne em informar a Casa Legislativa se existem no quadro de funcionários do executivo municipal parentes contratados que geram compatibilidade com nepotismo, caso positivo relacionar nomes e cargos exercidos e quais as razoes para mante-los nos respectivos cargos.
Após a aprovação dos requerimentos sendo o último votado em separado o qual foi rejeitado pelos vereadores Luiz Felipe Ferreira (Luiz Baé do PTB) e Severino João do Nascimento (Pirraia do Feijão do PR), e por não haver mais matéria em pauta o presidente da casa legislativa encerrou a sessão e abriu espaço para as citações dos parlamentares.
O vereador Luiz Baé após cumprimentar a todos disse ser contra o requerimento por não achar uma medida oportuna no momento e não se sentiria bem em aprová-lo.
Quanto aos demais o vereador elogiou o parlamentar marcos pela iniciativa e finalizou dizendo se votasse a favor do requerimento estaria votando contra ele próprio.
Doutor Marcos iniciou seu tempo livre falando sobre a destruição da lagoa de estabilização, comentou que faltava pouca coisa para terminar as obras e que a mesma estava sendo bem realizada e teria um impacto positivo para a população, pois diminuiria a poluição do rio e consequentemente reduziria a infestação de insetos.
Quanto aos requerimentos sobre o nepotismo o parlamentar disse que é imprescindível que esta lista seja enviada para que se cumpra a constituição e os vereadores fiscalizem e apurem se há casos de nepotismo na gestão municipal.
Sendo o ultimo a falar Marcos de Porteiras informou que esse requerimento é para apura se há caso explicito de contratação irregular de parentes na à gestão municipal e tomar as medidas cabíveis que a lei exige.
Continuando o vereador mostrou cópia de uma matéria que foi veiculada em um jornal de grande circulação do município onde o sindicato dos profissionais de educação trata do atraso de pagamento e terço de férias dos professores e comentou que é vergonhoso ver os professores sem dinheiro e sedo perseguido quando reivindicam seus direitos, sedo humilhados perante o comercio quando não conseguem honrar seus compromissos.
Por não ter mais assuntos a tratar o Presidente da Sessão agradece a presença de todos e os convida para a próxima sessão no horário regimental.
Por Orlando Leite
Nenhum comentário:
Postar um comentário