segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

HÁ 301 ANOS TEVE INÍCIO A GUERRA DOS MASCATES COM O INÍCIO DAS HOSTILIDADES EM VITÓRIA DE SANTO ANTÃO.


 PARTE 2
ATUAÇÃO DO CAPITÃO-MOR PEDRO RIBEIRO DA SILVA
Eis como FERNANDES DA GAMA descreve o início da guerra civil que ensangüentou PERNAMBUCO de 1710 a 1711.
“Esta revolução, segundo se convencionara, devia romper a 05 de novembro de 1710, mas como o governador ordenasse ao CAPITÃO JOÃO DA MOTA que prendesse ao CAPITÃO-MOR de SANTO ANTÃO, PEDRO RIBEIRO DA SILVA, e o substituísse no posto, esta circunstância acelerou o rompimento. Com efeito, MOTA pretendeu dar execução à ordem no domingo 02 de novembro, quando ao CAPITÃO-MOR fosse ouvir MISSA (Matriz de Santo Antão), e, sendo este avisado da intenção de MOTA, nem por isso deixou de ir à MISSA; preveniu-se, todavia, de tal maneira que MOTA não se aventurou a prendê-lo, guardando-se para a ocasião melhor; e, julgando encontrá-la no engenho de D. MARIANA, sogra do dito CAPITÃO-MOR, naquela mesma noite para ali se encaminhou.
Então, sabendo o mesmo CAPITÃO-MOR desta resolução, pôs-se em campo com a sua gente e marchou para sair-lhe ao encontro; porém MOTA, pressentindo-o, fez-se de volta no caminho que levava e se recolheu ao seu presídio, mas o CAPITÃO-MOR, seguindo-lhe as pisadas, assediou o presídio. Aí, na segunda-feira, se rendeu MOTA, obrigando-se nos artigos da capitulação que assinou a não voltar para o RECIFE antes que o povo se reunisse e descesse para o que o CAPITÃO-MOR já havia expedido ordens que foram pontualmente executadas. Entretanto MOTA tinha participado ao governador o estado das coisas, e, em conseqüência, recebeu o socorro de noventa homens de linha, porém estes apenas serviam para aumentar o prazer dos vencedores, passando pela mesma sorte dos seus camaradas”.
Assim, na noite de 02 para 03 de novembro de 1710, tinha início, na povoação de SANTO ANTÃO, o movimento de caráter nacionalista contra o GOVERNADOR DA CAPITANIA E OS MASCATES.                   
RELATOS TESTEMUNHAIS SOBRE O CAPITÃO-MOR PEDRO RIBEIRO DA SILVA
Segundo PEREIRA DA COSTA o CAPITÃO-MOR era rico e abastardo agricultor, homem de patriotismo e sentimentos nobres e elevados, e adianta que, alistando-se, bem jovem ainda, nas TROPAS DE ORDENANÇAS da capitania, o governador MARQUÊS DO MONTE BELO o proveu no posto de SARGENTO-MOR DO REGIMENTO DE INFANTARIA da freguesia de NOSSA SENHORA DA LUZ, no qual foi confirmado por patente régia de 30 de novembro de 1692, por ser pessoa nobre e estar servindo no mesmo posto com satisfação, e com a mesma se ter havido no cargo de PROCURADOR DO CONSELHO DA CÂMARA DE OLINDA e no de JUIZ DE ÓRFÃOS, que exerceu com particular zelo; posteriormente foi nomeado CAPITÃO-MOR da FREGUESIA DE SANTO ANTÃO pelo governador CAETANO DE MELO E CASTRO, por patente de 04 de agosto de 1698.
Na próxima postagem a terceira parte sobre a história de PEDRO RIBEIRO DA SILVA.
ATÉ A PROXIMA
Fonte: ARAGÃO, José de. História da Vitória de Santo Antão-Volume Um.
Veja a primeira parte dessa História

HÁ 301 ANOS TEVE INÍCIO A GUERRA DOS MASCATES COM O INÍCIO DAS HOSTILIDADES EM VITÓRIA DE SANTO ANTÃO








POR JOHNNY RETAMERO

Nenhum comentário: