segunda-feira, 14 de março de 2011

Comitê da Copa de 2014 visita estádios e centros de treinamento no Recife

Foto: Reprodução/TV Globo
Da Redação do pe360graus.com
De passagem pelo Recife, uma equipe do Comitê Brasileiro da Copa de 2014 visitou os três principais clubes do Estado: Sport, Santa Cruz e Náutico. A visita ocorreu no último final de semana nos estádios e nos centros de treinamento que podem servir de local de treino para as seleções na Copa das Confederações em 2013 e no Mundial do ano seguinte.

O trabalho começou na Ilha do Retiro, onde a engenheira agrônoma Maristela Cool, técnica responsável e especialista em gramado, pediu que retirassem uma amostra da grama para análise. Ela também vai aferir a quantidade de argila no solo. O Centro de Treinamento do Sport também foi verificado.

O gerente de competições Frederico Nantes e o consultor de estádios Carlos de La Corte fotografaram os ambientes. Eles são encarregados de analisar a infraestrutura dos locais, como estacionamento, acesso e tudo o que pode ser oferecido às seleções participantes da Copa.

O ritual foi repetido em todos os locais visitados. Ao todo, serão escolhidos 36 campos nas 12 cidades-sede, sendo dois principais e um reserva.

SECRETARIA DA COPA DE 2014
Foto: Reprodução/TV Globo

De acordo com o secretário extraordinário da Copa de 2014 no Recife, Amir Schvartz, a secretaria passará a existir nos próximos meses. “O projeto de lei que cria a secretaria foi encaminhado para a Câmara e terá um prazo máximo de 60 dias para ser aprovado e a partir daí começar, de fato, a integrar e trabalhar com a secretaria formalizada”, conta o secretário.

O principal papel da secretaria será a articulação com todos os setores que compõem a área de trabalho do Mundial. “Queremos compatibilizar tudo o que está previsto pela Fifa no caderno de encargos e seja obrigações da cidade  e fazer isso da melhor forma possível, buscando ter um legado da Copa do Mundo na nossa cidade. Isso no aspecto de mobilidade, turismo, saúde. Ou seja, são políticas públicas que vão estar integradas e que a gente necessita trabalhar da melhor forma possível para que tenha essa garantia de continuidade”, afirma Amir Schvartz.

Sobre a questão da mobilidade, o secretário está consciente de que é preciso correr contra o tempo.

“É um assunto que precisa ser tratado de forma metropolitana, por isso a parceria com o Governo do Estado e o Governo Federal. Vamos estabelecer corredores de transporte coletivo, como o Norte-Sul e o Leste-Oeste bem como outras ações que visam melhorar a condição de circulação na nossa cidade. Vários dos projetos estão prontos e com recursos captados, como é o caso da Via Mangue, que até maio deve iniciar as ações de execução da obra. Temos também outras ações que dependem da iniciativa privada e precisamos contar com a agregação da iniciativa privada com o poder público”, diz Schvartz.

INFRAESTRUTURA
Foto: Reprodução/TV Globo

Segundo o secretário executivo de supervisão técnica da Copa do Mundo em Pernambuco, Silvio Bompastor, a infraestrutura do Aeroporto Internacional dos Guararapes está muito próxima de atender as exigências da Fifa.
“O superintendente local solicitou a obra da torre de controle, mas nós vamos complementar a estação do aeroporto com uma passarela ligando a essa estação à do metrô. As outras obras de infraestrutura viária e mobilidade urbana estão em projeto e a grande maioria delas estará pronta até o dia 30 de março para ser lançada a licitação”, garante o secretário.

Com relação à construção da Arena Pernambuco, Silvio Bompastor ressaltou que tudo está sendo feito rigorosamente dentro do prazo previsto. “Fizemos as fases de terraplanagem e deslocamento de rochas e agora estão sendo iniciadas as fundações do estádio. Estamos dentro do prazo estabelecido pela Fifa, que é inaugurar a arena até o final de 2012”, diz o secretário.

Sobre o setor hoteleiro, o secretário explicou quais as ações serão colocadas em prática para atingir a quantidade leitos exigidas pela Fifa. “Vamos contar com os hotéis de Porto de Galinhas, Litoral Sul do Estado, e possivelmente com a infraestrutura hoteleira de João Pessoa, cidade vizinha que está dentro da faixa preconizada pela Fifa  de estar distante até 60 minutos da Arena da Copa. Mas há a necessidade de se complementar essa área e atualmente existem 20 projetos de construção de novos hotéis em andamento no nosso Estado”, afirma Bompastor.

Nenhum comentário: