sábado, 19 de março de 2011

Sertão terá web sem fio gratuita

BRUNO BASTOS
As cidades de Arcoverde e Petrolina, no Sertão do Estado, começaram a abrir uma janela para entrar em contato direto com o mundo. Nesta segunda-feira, começou a ser instalada a rede de internet sem fio Arcoverde Digital, que vai conectar os habitantes da cidade à rede de computadores. O serviço vai a­ten­der, de início, a área urbana do município, mas a proposta é também chegar aos moradores da zona rural da cidade.

Segundo o coordenador do projeto de instalação da infraestrutura no município, o engenheiro de sistemas Ivanildo Maciel, Arcoverde vai ter cinco pontos de acesso, cada um deles com cobertura em um raio de até um quilômetro. Todo o processo de fixar as torres, implementar a rede e distribuir o sinal sem fio deve estar à disposição dos moradores em até 45 dias. Nas próximas semanas devem começar os testes. Além de prover o acesso gratuito à internet, a Prefeitura de Arcoverde também vai poder interligar órgãos públicos como escolas, postos de saú­de, e outras unidades em uma rede de alta velocidade.

De acordo com Maciel, a qualidade da conexão é influenciada pela distância do usuário à base que emite o sinal. Por isso ele orienta a população a “adquirir um kit, composto por uma antena e um cabo que a liga ao computador, a fim de usufruir de uma conexão de boa qualidade na sua casa”, orientou Maciel. O equipamento custa menos de R$ 100, o que segundo ele é acessível para a maioria das famílias da cidade.


Já o Programa Petrolina Digital começou a ser implementado na última quarta. Quatro antenas foram instaladas na unidade de saúde do bairro Antonio Cassimiro. A cidade tem planos de levar o projeto a todos os seus habitantes, ampliando a estrutura para 113 antenas, inclusive na zona rural.

CARUARU


Instalada há cerca de um ano, a rede de internet sem fio de Caruaru tem se mostrado insatisfatória. As pessoas que moram perto da Escola Municipal Professora Laura Florêncio, no bairro do Salgado, convivem com uma frustração: o ponto de acesso à internet sem fio instalado na unidade educacional há cerca de um ano só funcionou por cerca de três meses. A diretora da escola, Waleska Portela, disse que já chamou os técnicos da prefeitura duas vezes.

Já do lado de fora da escola o jovem Tarcísio Miguel de Lima Silva, 15, que mora e trabalha em uma rua próxima, reclama da interrupção do serviço de internet. Segundo ele, a família desembolsou R$ 150 para comprar a antena e a placa de recepção da rede sem fio. “Usamos por três meses, mas depois nunca mais pegou. A gente acabou tendo prejuízo”, salientou o adolescente.
O coordenador de Processamento de Dados da Prefeitura de Caruaru, Welder Lima, disse que uma equipe técnica monitora constantemente a operação dos 25 pontos de acesso na cidade. “Nós contamos com um sistema que mostra, em tempo real, se alguma unidade apresenta falhas. A escola pode solicitar o envio de um técnico”, destacou.

Nenhum comentário: